Principal evento do segmento de duas rodas neste ano, o Festival Interlagos 2022, realizado entre 23 e 26 de julho no autódromo paulistano, tornou-se uma plataforma para as principais marcas apresentarem seus lançamentos ao público. Praticamente todas as fabricantes presentes apresentaram novas motos que chegam ao Brasil no segundo semestre deste ano.
Na quinta-feira (23/6), primeiro dia do evento reservado a imprensa e convidados, o Festival foi um verdadeiro salão de motos. Houve uma grade de coletivas para os jornalistas, com o diferencial de que os habilitados a pilotar motos – e com equipamento de segurança adequado – puderam dar duas voltas na pista de Interlagos com algumas das novidades.
Confira nossa lista com cinco novas motos apresentadas no Festival Interlagos que chegam às lojas no segundo semestre.
A renovada Versys 650, finalmente, chega ao Brasil. Além da nova geração da crossover bicilíndrica, a Kawasaki apresentou a Z 900RS R Edition (R$ 68.640), que traz pintura especial e outros itens exclusivos, e a uma edição da Z 900 comemorativa de 50 anos da família Z (R$ 63.640), a linha de motos naked da marca japonesa, com pintura vermelha e grafismos que remetem a Z 1100 GP de 1981.
A Versys 650 teve seu visual atualizado e ficou mais parecida com a versão de quatro cilindros e 1.000 cc. A crossover de 650cc também recebeu um painel colorido, com tela de TFT e conectividade. Outra novidade é o controle de tração de série.
A nova Versys 650 é mais uma nova moto que chega ao Brasil no início de agosto, em duas versões: a standard, com preço sugerido de R$ 50.640; e a versão Tourer, que traz malas laterais, top-case e outros acessórios, para quem vai viajar, será vendida por R$ 57.140.
A Honda mostrou, pela primeira vez, ao público a nova geração da X-ADV. A scooter aventureira também teve seu design atualizado, além de ganhar mais potência no seu motor de dois cilindros e 750 cc.
Visualmente, a nova X-ADV ficou mais moderna: ganhou linhas afiladas e as carenagens foram redesenhadas. O conjunto ótico foi remodelado e traz faróis duplos de LEDs com luzes de condução diurna (DRL). O para-brisa e a posição de pilotagem também foram revistos.
Assim como a NC 750X, com quem compartilha o motor de dois cilindros e 745 cm³, a X-ADV 2023 ficou mais potente: agora oferece 58,6 cv a 6.750 rpm. Porém, diferentemente da crossover, a scooter só tem a opção do câmbio DCT, de dupla embreagem, que faz trocas automatizadas.
A nova geração da X-ADV traz mais tecnologia embarcada. A scooter ganhou acelerador eletrônico, o que permitiu a introdução de quatro modos de pilotagem, que alteram a entrega de potência do motor, o efeito do freio-motor, e o nível de intervenção do controle de tração. Os modos também alteram as trocas das seis marchas do câmbio de dupla embreagem.
Para completar o pacote tecnológico, a X-ADV 2023 recebeu um novo painel TFT de 5 polegadas, que permite conexão Bluetooth com smartphones e a ativação de comandos de voz por meio do sistema Honda RoadSync.
A nova Honda X-ADV chega nas cores cinza e vermelha, com preço público sugerido de R$ 87.627, a partir do final de julho.
Embora não tenha feito nenhum grande lançamento no Festival Interlagos 2022, a Yamaha aproveitou o evento para mostrar o sexto modelo, fruto da collab com a Marvel.
Os fãs de Thor que aguardam ansiosos pela estreia do novo filme do super-herói da Marvel, previsto para o dia 7 de julho, puderam ver de perto a Edição Especial FZ25 Thor.
A FZ25 Thor, como os modelos anteriores, traz como diferenciais a pintura e grafismos exclusivos inspirados na armadura do Deus do Trovão, e será limitada a 1000 unidades.
A nova Edição Especial Yamaha/Marvel estará disponível na rede de concessionários da marca no fim de julho. O preço público sugerido será de R$ 21.999,00 + frete (R$ 22.735,00 + frete para o Estado de São Paulo).
A BMW Motorrad mostrou a nova geração da touring R 1250 RT que, além de um face-lift no visual, é a primeira moto da marca alemã equipada com a versão mais completa do sistema avançado de assistência ao piloto (da sigla em inglês ARAS, Advanced Rider Assistance Systems), desenvolvido em parceria com a Bosch.
Trata-se do mesmo sistema utilizado na Ducati Multistrada V4S, com controle adaptativo de velocidade (ACC) e o sistema de detecção de ponto cego (BSD). Outro item de segurança do modelo são os faróis direcionais, que se acendem acompanhando a inclinação da moto.
Chama a atenção a enorme central multímídia, com uma tela colorida de TFT com mais de 10 polegadas – a maior a equipar uma moto e que pede até uma película protetora, como os smartphones. Maior que alguns tablets, o painel tem, obviamente, sistema de conectividade e apresenta o navegador, quase como em um automóvel.
A R 1250 RT usa o mesmo motor da sua irmã GS, com dois cilindros opostos, 1.254 cm³ de capacidade, arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, capaz de produzir 136 cv de potência máxima.
Recheada de tecnologia, a touring, mais confortável e esportiva que uma bigtrail, é uma opção para quem vai rodar apenas no asfalto. Mas seu preço, de R$ 203.900, não encoraja o consumidor a trocar a R 1250 GS pela RT.
Objeto de desejo entre os motociclistas aventureiros, a KTM 1290 Super ADV S fez sua estreia no Festival Interlagos 2022 com preço sugerido de R$ 164.900. A nova geração da bigtrail austríaca traz como principal novidade o controle adaptativo de velocidade (Adaptative Cruise Control).
Por meio de radares, o controle adaptativo de velocidade monitora os veículos à frente e ajusta automaticamente a velocidade e distância segura. O sistema já é utilizado em automóveis de luxo.
Equipada com um motor de dois cilindros em “V”, com 1.301 cm³ de capacidade, a 1290 Super ADV S produz 160 cv de potência máxima e 138 Nm de torque. Tem câmbio de seis marchas, com embreagem assistida.
A versão S da 1290 ADV tem rodas de liga-leve, com aro de 19 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira. Os pneus são Mitas Terra-Force R, mais voltado para o asfalto, nas medidas 120/70-19 (diant.) e 160/70-17 (tras.). As suspensões eletrônicas semiativas são da grife WP: garfo telescópico invertido, na frente, e monoamortecedor, atrás – ambas com 200 mm de curso. O tanque tem capacidade para 23 litros e o peso a seco é de 220 kg.