Você sabe identificar combustível adulterado? Para começar, desconfie de valores muito abaixo da média e procure abastecer em lugares de confiança. Além disso, as bombas têm que estar sempre lacradas, com as informações exigidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis): endereço, CNPJ do posto e selo do Inmetro. Em postos sem bandeira, deve haver também uma indicação do fornecedor do combustível.
Outra forma de saber que você foi vítima de combustível adulterado é observando os sinais que seu carro começa a exibir. A seguir, listamos os cinco principais.
Se o seu carro começou a sofrer nas ultrapassagens e você precisa acelerar mais do que de costume para passar pelos mesmos lugares, é sinal de que alguma coisa está prejudicando o desempenho do motor. Pode ser a gasolina adulterada — especialmente se essa diferença for notada logo depois de abastecer.
Observe o computador de bordo ou o ponteiro do tanque de combustível no painel. Caso os dados estejam muito diferentes do que você está acostumado, sem que você tenha mudado a forma de dirigir, pode haver algo de errado com a gasolina que você abasteceu. O aumento de consumo é um dos principais sintomas desse problema.
A maioria dos carros tem uma luz no formato de um motor, no painel. Ela serve para sinalizar que há algo de errado com a injeção eletrônica, sistema que faz o controle da mistura entre ar e combustível. Se ela acender, principalmente depois de abastecer, o combustível adulterado é uma das causas prováveis.
Você sentiu que o carro está “engasgando”, parecendo que vai desligar a qualquer momento? Esse é um dos sinais mais comuns da gasolina adulterada, já que o carro sofre para trabalhar com esse tipo de combustível. Essas falhas costumam acontecer, principalmente, nas marchas mais baixas.
Se você desconfiar que abasteceu com gasolina adulterada, dê uma olhada no óleo do seu carro: se ele estiver diferente, é provável que os restos do combustível adulterado sejam a causa. Esse é um grande problema, porque significa que os solventes misturados à gasolina escorreram até o óleo do motor – em casos mais graves, isso pode até fundi-lo.
Nesse sentido, também é importante checar se o automóvel está apresentando algum tipo de vazamento, uma vez que os solventes usados para “batizar” a gasolina causam ressecamento nas mangueiras do motor e desgaste em vedações. Em última instância, esse combustível com baixa qualidade pode formar resíduos, que vão se acumular nas peças e podem danificá-las.