Creta, Fastback, HR-V, Renegade e Tiggo 5X: vote no melhor SUV compacto do JC

Categoria SUV compacto tem cinco finalistas, escolha agora mesmo o seu favorito Crédito:MONTAGEM/ESTADÃO
Redação
01/11/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 38 segundos

A categoria SUV é a que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Em 2022, os utilitários de todos os tamanhos já respondem por quase 45% dos emplacamentos de carros novos no País. Por isso, o mercado continua a receber lançamentos. E cinco dos SUVs mais vendidos são finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, que está com votação aberta. O público pode escolher o “melhor SUV compacto” do Jornal do Carro neste link.

Candidatos à liderança

Dois dos principais lançamentos de 2022 no Brasil são SUVs. Um deles é a nova geração do Honda HR-V, que liderou a categoria no biênio 2015-2016. Com plataforma e motores novos, o HR-V subiu de nível também na segurança com o pacote Sensing, que adiciona recursos semiautônomos. Entre eles, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go (acelera e freia sozinho no trânsito), frenagem de emergência, assistente de manutenção de faixa e farol alto automático.

Outro destaque é o inédito Fiat Fastback, primeiro SUV-cupê da marca italiana. Feito sobre a base do SUV de entrada Pulse, o Fastback estreou em setembro para concorrer com o novo HR-V e outros SUVs que disputam a liderança do mercado, como, por exemplo, Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Outro modelo na mira do utilitário da Fiat é o Hyundai Creta, também finalista desta edição 2023 do Prêmio Mobilidade Estadão.

Com produção na fábrica de Piracicaba (SP), o Creta ganhou sua segunda no Brasil no fim de 2021, com visual ultra moderno e muitos conteúdos sofisticados. Entre eles, por exemplo, tem na versão topo de linha um avançado sistema de câmeras que exibe imagens das laterais no quadro de instrumentos digital quando o motorista dá a luz de seta. Da mesma forma, as câmeras fornecem visão 360º do utilitário na hora de estacionar.

Híbridos a caminho

Entre os finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, temos ainda dois SUVs conhecidos dos brasileiros. Logo no início de 2022, a Jeep atualizou o Renegade, que abandonou o antigo motor 1.8 flex e ganhou o novo 1.3 turbo flex da Stellantis. Este gera até 185 cv e 27,5 mkgf de torque máximo. O SUV feito em Goiana (PE) também ganhou recursos semiautônomos de assistência à condução e abandonou o motor 2.0 turbo diesel nas versões 4×4.

Além do Renegade, o Tiggo 5X concorre ao prêmio de “melhor SUV compacto” do Jornal do Carro. Em julho, a Caoa Chery eletrificou sua gama nacional. E o Tiggo 5X ganhou, então, um sistema híbrido leve flex com bateria de 48V e alternador reforçado. O SUV é montado na fábrica de Anápolis (GO). O seu sistema híbrido alivia o motor a combustão em algumas situações, fornece 10 cv e 4 mkgf. Além disso, com gasolina o consumo é de 17 km/l (13% melhor).

E aí, qual desses SUVs é o seu favorito? CLIQUE AQUI e vote agora mesmo.