Cuidados com a moto: o que dá para fazer em casa

Método P-CLOC, criado pela Honda, funciona como um complemento doméstico à manutenção periódica. Foto: Divulgação/BMW

08/08/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 14 segundos

Muitos motociclistas são tão apaixonados por sua moto que querem cuidar dela em casa. Como têm motor, suspensões, rodas e praticamente toda a parte mecânica aparentes, isso é possível. Há diversos cuidados com a sua moto que dá para fazer em casa mesmo.

“Existem algumas checagens básicas que o motociclista mesmo pode fazer na sua moto para garantir segurança, durabilidade e economia com as manutenções regulares”, destaca o analista de Marketing da Blokton, rede de concessionárias Honda no Paraná, Marlon Cristiano.

Existe até mesmo um método, criado pela Honda, como um complemento doméstico à manutenção periódica. Conhecido pela sigla P-CLOC, o método reúne cinco cuidados básicos que qualquer motociclista pode, e deve, ter com a sua moto.

Cada letra do acrônimo P-CLOC representa um aspecto crítico da manutenção, explica Cristiano. Os cinco pontos são: pneus, comandos, luzes (parte elétrica), óleo (e combustível) e corrente de transmissão.

A abordagem P-CLOC funciona como um complemento doméstico à manutenção periódica, de acordo com a Honda. Confira os cinco cuidados básicos para manter sua moto em boas condições, sem precisar ser um especialista em mecânica.

P – verificação dos pneus

A primeira etapa envolve a inspeção dos pneus. Confira se estão com a pressão correta, preferencialmente, enquanto ainda estiverem frios. Os pneus precisam ser calibrados, no mínimo, a cada 15 dias. Aproveite também para monitorar o desgaste da banda de rodagem e substituir quando chegar ao T.W.I..

C – checagem dos comandos

O primeiro “C” da estratégia P-CLOC refere-se aos comandos da moto. Checar a folga mínima necessária nos comandos de freio e embreagem, ajustando conforme a preferência de uso e aplicando lubrificante, se necessário. Para os freios, inspecione as pastilhas e o nível do fluido no reservatório. Fique atento à ruídos quando acionar os freios; podem indicar desgaste excessivo de pastilhas ou lonas.

L – parte elétrica

A parte elétrica é fundamental para a segurança. Então, antes de rodar, verifique se a lanterna, luz de freio, piscas e farol alto e baixo estão operando corretamente. Não instale equipamentos ou acessórios não recomendados pelo fabricante, pois podem causar danos ao sistema elétrico.

O – nível do óleo e combustível

Verifique o nível de óleo da moto em superfície nivelada e com o motor frio. Ficar atento aos intervalos recomendados para a troca de óleo, pois este é fundamental para o desempenho adequado do motor. Caso não utilize a moto com frequência, também é importante checar o combustível regularmente.

C – corrente de transmissão

O segundo “C” refere-se à corrente de transmissão. Neste caso, é um convite a consultar o manual do proprietário que indica os padrões de ajuste e substituição da corrente. Confira se a corrente está adequadamente tensionada e, ao realizar a limpeza, use preferencialmente óleos de transmissão SAE 80 ou 90 para lubrificar. Embora muitos usem produtos derivados de petróleo, como thinner, para a limpeza, não faça isso. Esses produtos prejudicam a durabilidade e o bom funcionamento da corrente.

Revisão da moto

De acordo com o analista da Blokton, realizar essas verificações básicas em casa pode significar a diferença entre uma viagem segura e um imprevisto perigoso.

“Motociclistas que não adotam esse tipo de inspeção preventiva estão sujeitos a custos maiores na manutenção periódica na concessionária e a riscos aumentados de acidentes”, diz o especialista.

Entretanto, o representante da concessionária Honda faz questão de alertar que o cuidado em casa não dispensa a manutenção preventiva. Ou seja, realizar as revisões programadas pelo favbricante dentro do prazo.