EICMA 2025: veja as 7 principais novidades do Salão de motos de Milão

Salão de Milão se forma como a principal vitrine de lançamentos e tendências do mundo das motos. Foto: EICMA

Há 3h - Tempo de leitura: 4 minutos, 54 segundos

Em sua 82ª edição, a Esposizione Internazionale delle Due Ruote (EICMA) ou, simplesmente, o Salão Internacional de Motos de Milão, que acontece até domingo (9) na cidade italiana, é considerado o principal evento do setor de motocicletas de todo o mundo. Com a presença das maiores fabricantes e empresas do mundo das duas rodas, o EICMA 2025 apresentou diversas novidades para os fãs de motos. Dessa forma, o Salão de motos de Milão manteve seu papel como a principal plataforma de lançamentos e tendências que vão ganhar as ruas em breve.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com as 7 principais novidades do EICMA 2025, o Salão de Motos de Milão; confira:

1 – BMW F 450GS

A BMW Motorrad aproveitou o Salão de motos de Milão 2025 para revelar a versão definitiva da F 450GS, sua nova aposta no segmento de trails médias. O modelo já havia sido mostrado como protótipo no ano passado, mas agora chega pronto para produção, com foco em atrair novos clientes para a família GS.

O coração da nova BMW F 450GS é um motor bicilíndrico em linha de 420 cm³. Com arrefecimento líquido, entrega 48 cv a 8.750 rpm e torque máximo de 4,38 m.kgf a 6.750 rpm. Equipada com um chassi tubular de aço, a F 450GS usa rodas aro 19, na frente, e 17, atrás. As suspensões contam com garfo invertido KYB, na dianteira, enquanto a traseira adota balança de alumínio com monoamortecedor.

2 – Moto Morini Kanguro 300

Outra novidade que chamou a atenção no EICMA 2025 foi a Moto Morini Kanguro, uma trail de 300cc que está cotada para vir ao Brasil. Equipada com um motor monocilíndrico de 300 cc que entrega cerca de 34 cv de potência e 2,8 m.kgf de torque, a Kanguro 300 chega ao mercado italiano em duas versões no ano que vem.

De acordo com o presidente da Moto Morini Brasil, Fabricio Morini, a trail tem “tudo para conquistar o motociclista brasileiro: é leve, versátil e autêntica”. O executivo garantiu que irá se esforçar para trazer a Kanguro 300 para o País.

3 – Honda V3R 900

Embora tenha tido novidades interessantes, como a sport-touring CB 1000GT, a Honda também aproveitou o EICMA 2025 para mostrar o V3R 900 E‑Compressor. O protótipo combina motor de três cilindros em V com um inédito compressor elétrico. A proposta é entregar respostas imediatas em baixas rotações e potência elevada em altas, sem o atraso típico de turbos convencionais.

Com design futurista e dimensões compactas, o V3 funciona como um laboratório sobre rodas. O modelo traz inéditas soluções de aerodinâmica, eletrônica e arquitetura de motor que podem migrar para motos de produção nos próximos anos. Ainda sem previsão de chegada ao mercado, o conceito mostra que a a Honda não irá abandonar completamente os motores a combustão interna, pelo menos, a curto prazo.

4 – Ducati Hypermotard V2

A Ducati aproveitou a edição deste ano do Salão de Milão para resgatar uma de suas motos mais icônicas: a Hypermotard, agora com motor V2. O modelo chega para comemorar os 20 anos da linha, mantendo o espírito supermotard (ou supermoto) radical, porém com um pacote técnico completamente renovado.

O grande destaque da nova Ducati Hypermotard é o motor: o V2 de 890 cm³, o mesmo que estreou na Monster, às vésperas do EICMA 2025. Trata‑se do bicilíndrico mais leve já produzido em Borgo Panigale, com apenas 54,4 kg. Entretanto, na Hypermotard o V2 entrega 120 cv de potência e 9,5 m.kgf de torque, com 70% da força já disponível a 3.000 rpm.

5 – CFMoto 1000MT-X

A CFMoto desembarcou no Salão de Milão 2025 mostrando que está disposta a disputar espaço com gigantes do setor. O grande lançamento da marca chinesa foi a 1000MT‑X, a primeira bigtrail de mil cilindradas da marca. Equipada com um bicilíndrico em linha de 946 cm³ capaz de entregar 113 cv, a 1000MT-X chega para brigar com BMW GS e Triumph Tiger.

O motor, arrefecido a líquido e com oito válvulas, vem acompanhado de um pacote eletrônico assinado pela Bosch, que inclui ABS otimizado para curvas e controle de tração em três níveis. Suspensões KYB totalmente ajustáveis, freios Brembo e rodas de 21 e 18 polegadas calçadas com pneus Pirelli Scorpion STR completam o conjunto.

6 – Suzuki SV-7GX

A Suzuki revelou a nova SV‑7GX, que chega para brigar em um dos segmentos mais disputados da Europa: o de crossover. Depois do sucesso da GSX-S 1000GX, a marca japonesa também quer brigar entre as crossover de média cilindrada, com Honda NC 750X e Yamaha Tracer 700.

O motor é um velho conhecido do público brasileiro: o V2 de 645 cm³ já usado em modelos como a V‑Strom 650 e a Gladius 650. Atualizado, recebeu acelerador eletrônico (ride‑by‑wire), três modos de pilotagem e controle de tração em três níveis. A potência é de 73,4 cv, com torque de 6,4 m.kgf.

7 – Yamaha YE-01

Apesar de o grande lançamento para o mercado europeu ter sido a renovada R7, que usa o motor de dois cilindros da MT-07 em uma moto esportiva, o que chamou a atenção no estande da Yamaha foi um conceito de moto de cross elétrica.

Desenvolvido em parceria com a francesa Electric Motion, o protótipo utiliza um powertrain elétrico com arrefecimento líquido para entregar boa potência, de acordo com a marca. O chassi é derivado da YZ450F 2026, incluindo suspensões KYB totalmente ajustáveis. Chamada de YE-01, a moto elétrica irá disputar o Campeonato Mundial de motocross, voltado para motos movidas a bateria.