Dedicada ao incentivo de práticas sustentáveis, a ModalGR, empresa de consultoria em tecnologia & inovação localizada em Santos , no litoral paulista, lançou o projeto #Voudebike. Trata-se de uma iniciativa que distribuiu 200 bicicletas elétricas para colaboradores O objetivo é contribuir para a diminuição da emissão de carbono, do trânsito, além de estimular a adoção de hábitos saudáveis.
A ação foi idealizada por meio de um convênio com uma empresa de mobilidade urbana, que oferece assinatura de bikes elétricas. Os colaboradores contemplados podem utilizar o veículo para ir ao escritório, faculdade ou fazer atividades de lazer. Além das bicicletas, os funcionários receberam capacete, uma trava U e um carregador de bateria. A manutenção e o seguro dos equipamentos são de responsabilidade da empregadora.
“Quando lançamos o projeto, a reação dos consultores foi a melhor possível. Temos muitas pessoas jovens no time, que usam a bike para ir a faculdade, por exemplo, mas o veículo serve para ir aonde quiserem. Nossa intenção sempre foi ser uma referência em todos os âmbitos, desde a qualidade das nossas soluções até as práticas voltadas ao bem-estar do time”, explica Danilo Abbondanza, CEO da empresa.
As bicicletas entregues já estão percorrendo as ciclovias de Santos e região, e já percorreram uma média de 7.800 km nesse período. Segundo a analista administrativa Mariana Farah, que utiliza a bicicleta diariamente para ir trabalhar e também em atividades de lazer, o veículo otimiza o tempo na rotina e a ajuda a se programar melhor. “A bike elétrica é muito boa para ir para o trabalho e também para passear. Ela é bem prática e rápida. Com a bicicleta, posso me programar para sair em qualquer horário, porque na ciclovia não tem trânsito e os semáforos são bem menores, fora o gasto, que não existe”, fala.
No dia a dia, Mariana pedala 5 km no trajeto de casa ao trabalho, e do trabalho para casa. Apesar de morar próximo ao escritório, a analista administrativa já utilizou a bicicleta para percorrer distâncias mais longas aos finais de semana. “Aqui em Santos não temos muito problema com distâncias, as vias são super acessíveis e há muitas ciclovias na cidade. Utilizando a bike para o lazer, já cheguei a fazer 45 km em um trajeto por Santos, São Vicente e Guarujá”, conta.