O inédito Fiat Fastback, primeiro SUV cupê feito no Brasil, foi eleito o “Carro do Jornal do Carro” no Prêmio Mobilidade Estadão 2023. Feito em Betim (MG), o novo utilitário foi o escolhido pelo time da redação do JC não apenas pela ousadia do projeto e do desenho, mas também pelo posicionamento de mercado muito bem feito.
Com preços sugeridos de R$ 131.490 a R$ 154.990, o modelo chegou neste ano para disputar vendas com os SUVs mais vendidos do País.
Para isso, a Fiat foi minuciosa com o Fastback. Diferentemente do Pulse, que tem tamanho próximo ao de hatches compactos, o SUV cupê é bem maior. São 4,43 metros de comprimento – ou seja, 33 centímetros a mais que os 4,10 m do Pulse – e 516 litros de capacidade do porta-malas.
Além disso, o Fastback tem conteúdos modernos desde a versão de entrada, Audace T200, como faróis e lanternas do tipo Full-LEDs, frenagem automática de emergência e multimídia com tela de 8,4 polegadas, por exemplo.
A versão mais barata do Fastback também vem de fábrica com itens como câmera de ré e sensores de obstáculos traseiros, carregador de celular sem fio (por indução), freio com acionamento eletrônico por botão e função Auto Hold – uma novidade em relação ao Pulse – e rodas de liga leve de 17 polegadas. Outro destaque são os sistemas semiautônomos do pacote ADAS, como assistente de permanência e manutenção de faixa, e farol alto automático.
Com poucos opcionais disponíveis, o Fiat Fastback aposta, portanto, no recheio farto, com tecnologias desejadas no momento. E o preço competitivo o coloca na disputa até dentro de casa, contra o Jeep Renegade. Ou seja, o posicionamento do SUV cupê é a cartada da italiana para subir a percepção de valor da marca. Com o novo modelo, a Fiat sobe de nível e tem trunfos na manga, como os motores turbo e a imagem da divisão esportiva Abarth.
Enquanto as versões Audace e Impetus usam o motor 1.0 turbo flex com até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, e câmbio automático CVT com 7 marchas virtuais, o Fastback Limited Edition Powered by Abarth traz o 1.3 turbo flex disponível na Toro e no trio Renegade, Compass e Commander. São até 185 cv e um torque de 27,5 mkgf a partir de 1.750 rpm. É com este motor e o câmbio automático de seis marchas que a Fiat anuncia zero a 100 km/h em 8,1 segundos.
Ou seja, o Fastback não está para brincadeira. Ele tem desempenho para confrontar o VW T-Cross Highline com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 mkgf. Ou Creta Ultimate 2.0 flex aspirado de 167 cv. Também poderá competir com o novo HR-V 1.5 turbo flex, que estreou em outubro. Mas com preço do New HR-V EXL intermediário, que custa R$ 150 mil e traz o motor 1.5 flex aspirado da linha City, com 126 cv e 15,8 mkgf, e câmbio automático CVT.
O Prêmio Mobilidade Estadão 2023 é uma das mais importantes premiações da indústria no Brasil. Nesta edição, aponta os destaques do Mobilidade, Estradão, Jornal do Carro e MotoMotor, marcas do Grupo Estado. Ao mesmo tempo, quatro categorias têm júri especial, formado pelo time da redação e especialistas do mercado – como o Carro do Jornal do Carro.
Assim como ocorre na indústria de veículos, que no fim do ano lança a linha seguinte, a tradicional premiação do Grupo Estado é realizada sempre no último trimestre. Assim, os campeões de 2022 serão reconhecidos pelo Prêmio Mobilidade Estadão 2023.
O evento especial de premiação terá a participação de convidados de todos os segmentos relacionados à área de mobilidade. A cerimônia será nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, em São Paulo.
Saiba mais: Volvo FH 540 é o Caminhão do Estradão no Prêmio Mobilidade 2023