A Yadea, uma das três marcas que vão estrear no Festival Interlagos Motos 2025, anunciou o início da produção de suas motos elétricas no Brasil. A gigante chinesa terá uma linha de montagem em Manaus (AM) em parceria com a Jabil Industrial do Brasil Ltda. De acordo com a empresa, a produção local irá permitir que a Yadea atenda melhor às demandas dos consumidores brasileiros, melhore a eficiência da cadeia de suprimentos e garanta um suporte mais ágil aos usuários.
“O Brasil é um dos nossos mercados mais importantes na América Latina”, disse o Sr. He, gerente geral da Yadea Brazil Company. “O lançamento de modelos fabricados localmente não é apenas um investimento estratégico – é um compromisso de longo prazo com a região”, completou o executivo.
Com a produção de suas motos elétricas no Polo Industrial de Manaus, o Brasil tornou-se o quarto mercado fora da China onde a Yadea tem uma linha de montagem. A gigante chinesa já possui plantas produtivas no Vietnã, na Indonésia e na Tailândia. Segundo a Yadea, a produção local reforça o compromisso da empresa em oferecer soluções de mobilidade sustentáveis adaptadas às necessidades regionais.
Fundada em 2001, a Yadea é a marca número 1 em produção de motos elétricas por oito anos consecutivos. Ao longo de sua história, a Yadea já vendeu mais de 100 milhões de unidades. Além de fábricas na China e plantas regionais, a gigante chinesa conta com seis centros de pesquisa e desenvolvimento e uma rede de varejo com mais de 40 mil lojas em todo o mundo.
Embora já tenha iniciado a produção de suas motos elétricas no Brasil, a Yadea não revelou quais modelos virão ao País. A marca chinesa, contudo, já confirmou presença na edição 2025 do Festival Interlagos, que acontece no final de maio.
A Yadea também já tem um site em português, onde aparecem três modelos, mas que não foram confirmados pela empresa. A scooter DT3, classificada como equipamento de mobilidade autopropelido; a scooter elétrica Fierider com duas baterias com alcance para 148 quilômetros, além da motocicleta Keeness e velocidade máxima de 100 km/h.
Leia também: Nova scooter elétrica produzida no Brasil chega com preço atrativo
Apesar de exibir os modelos acima, algumas informações ainda estão em inglês e com a tradução incompleta. Também há links, como o “encontre uma loja”, que não têm informações. Dessa forma, as informações completas sobre a chegada da Yadea ao Brasil devem ser reveladas apenas no Festival Interlagos Motos 2025.