A Honda ADV, finalmente, ganhou o motor de 160 cc no modelo 2025. A scooter aventureira foi apresentada, ontem, 10/10, pela fabricante japonesa aos seus concessionários, juntamente com a nova CG 160. A Honda, porém, não revelou informações detalhadas, como início da comercialização, cores disponíveis nem tampouco o preço da nova ADV 160 2025.
As principais novidades da scooter aventureira são o motor de maior capacidade e mais potente, além de mais tecnologia, como controle de tração de série e um painel mais completo e moderno. Embora a Honda não tenha confirmado, o motor de 160 cc deve ser o mesmo que já equipa a PCX, no Brasil. Assim como acontece em outros mercados, como a Indonésia, onde já existe a ADV 160.
Esteticamente, a nova Honda ADV não traz muitas mudanças, somente alguns vincos a mais na carenagem, além de cores foscas e grafismos mais sóbrios. Farol, piscas e lanterna ainda são de LED.
A alteração mais significativa na Honda ADV 160 2025 está mesmo no motor, que passa a ter 159,6 cm³ de capacidade e quatro válvulas (contra os 149,3 cm³ e duas válvulas na ADV 150). O propulsor é o mesmo que equipa a PCX 160, vendida no Brasil desde 2023.
Com maior capacidade e quatro válvulas, o monocilíndrico produz 15,8 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 1,5 kgf.m de torque a 6.500 giros na ADV 160. Como comparação, a versão de 150 cc, vendida no Brasil, oferece 13,2 cv e 1,4 kgf.m. O câmbio, como na maioria das scooters, é do tipo CVT, ou seja, automático.
Além do mesmo motor da nova PCX, a ADV 160 ganhou também controle de tração. O sistema limita eletronicamente a aceleração e evita derrapagens em pisos escorregadios. Mais um item de segurança para os motociclistas, além do sistema de freios ABS – na Indonésia, a nova ADV 160 também terá uma versão com freios CBS.
O painel também ficou mais moderno: agora traz uma tela de LCD com fundo azul e mais informações. Diferentemente da atual ADV 150, que conta com as luzes espia e de advertência próximas ao guidão, o novo modelo traz as luzes na mesma tela do painel principal.
As rodas e suspensões também não mudaram. A nova ADV 160 tem roda aro 14 e garfo telescópico, na dianteira, e roda de 13 polegadas com dois amortecedores a gás, na traseira. O chassi, entretanto, deve ter sido reforçado, como na PCX.
Com a mudança estrutural, a ADV 160 ganhou mais espaço sob o banco e agora oferece 30 litros de capacidade. O tanque também ficou um pouco maior e agora comporta 8,1 litros de gasolina.
Na Ásia, a Honda oferece duas versões da scooter aventureira: uma com freios combinados e outra, com sistema ABS na roda dianteira. Aqui, no mercado brasileiro, contudo, a marca japonesa vende apenas a ADV 150 com ABS. Embora não tenha confirmado a informação, tudo indica que a Honda ADV 160 2025 terá somente a versão ABS no Brasil.
Como dito anteriormente, a fabricante japonesa não divulgou as cores, versões e nem o preço da nova geração da scooter aventureira. Entretanto, as fotos, divulgadas pela Honda, mostram a ADV 160 na cor vinho, semelhante à roupagem vendida no mercado asiático, onde também existe a cor branca.