A Honda, finalmente, revelou os detalhes da nova CRF 300F 2026. Mostrada pela primeira vez no Festival Interlagos Motos 2025, a CRF 300F chega para substituir a CRF 250F com diversas evoluções no modelo 2026. A começar pelo motor, maior e mais potente. A moto off-road, ou seja, feita exclusivamente para o uso em trilhas e competições fora-de-estrada, também ganhou novos grafismos e outras melhorias.
A Honda CRF 300F chega como uma evolução do modelo de 250cc, que agora sai de linha. Sua principal novidade está no motor: a moto de trilha agora usa o mesmo monocilíndrico de 293,5 cm³ que já equipa Sahara e Tornado.
A maior capacidade cúbica resultou em mais potência – 24,6 cv a 7.500 rpm –, e maior torque máximo – 2,59 kgm.f a 6.000 rpm. Em termos percentuais, o ganho em relação ao motor da antiga CRF 250F foi de praticamente 11% em potência e 13,6% no torque.
Outra evolução está no câmbio da CRF 300F que agora passa a ter seis marchas; uma evolução em relação ao modelo ao qual substituiu, de cinco marchas. Além disso, o pinhão passou de 13 para 14 dentes. De acordo com a Honda, o novo câmbio juntamente com o motor mais “forte” melhoram não apenas o desempenho, como também reduzem o consumo de combustível.
Feito em tubos de aço, o chassi da Honda CRF 300F 2026 oferece resistência, enquanto mantém o baixo peso do modelo: apenas 119 kg. O conjunto de suspensões também passou por ajustes por conta do motor mais potente.
Na dianteira, a moto de trilha da Honda usa garfo telescópico convencional, com tubos de 41 mm e 240 mm de curso. Assim como as mesas de direção, a suspensão traseira monoamortecida recebeu links de alumínio – mais leves e resistentes.
As rodas raiadas tem aros de alumínio e calçam pneus off-road Pirelli Scorpion XC, nas medidas 80/100-21, na dianteira, e 100/100-18, na traseira. Já os freios usam discos do tipo wave, na frente e atrás.
A Honda CRF 300F chega à rede de concessionários Honda a partir de setembro, com garantia de apenas três meses. O modelo estará disponível somente na cor vermelha, com preço público sugerido base São Paulo (SP), que não inclui despesas com frete ou seguro, de R$ 24.027.