Após lançar a CG 160 2025 em um evento para concessionários, no início de outubro, a Honda revela hoje mais informações sobre a nova geração da moto mais vendida do Brasil. De cada 100 motos comercializada no País, 30 delas são da linha CG.
Além de liderar as vendas entre as motocicletas, o modelo da Honda também supera, e muito, o carro mais vendido. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a CG 160 emplacou 224.381 unidades, contra 57.862 do Volkswagen Polo, o carro mais vendido no período.
A Honda renovou o design da CG 160 para 2025. Com novas carenagens no tanque e na rabeta, o modelo ainda ganhou lanterna de LED – e farol de LED, nas versões Fan e Titan. O painel também é novo; mais completo, traz até indicador de marcha engatada.
Além de um design renovado, a CG 160 recebeu novas suspensões, dianteira e traseira. Outra novidade é que agora todas as versões usam rodas de liga-leve e pneus sem câmara. Destaque também para a adoção de freio a disco até mesmo na Start. Versão mais barata da linha CG, a Start antes tinha rodas raiadas e freio a tambor, na dianteira.
O freio a tambor ainda permanece na CG 160 2025, nas versões Start, Cargo e Fan. Entretanto, a versão topo de linha, Titan, terá freio a disco nas duas rodas, além de sistema ABS, na dianteira.
Em função do novo design e também das evoluções na parte ciclística, a Honda reajustou o preço de todas as versões da CG. O aumento variou de 7% a 9,5%. Agora, a linha Honda CG 160 2025 custa a partir de R$ 16.194, preço público sugerido para a Start, versão mais barata.
Assim como na Bros 160, a Honda não fez alterações mecânicas no motor da CG 160 2025. A fabricante fez alterações na central eletrônica e no sistema de injeção para reduzir a emissão de poluentes e atender às novas regras de emissão de poluentes. O escapamento também mudou e agora traz dois catalisadores.
Entretanto, com as mudanças, o motor de um cilindro, 162,7 cm³ e arrefecido a ar perdeu um pouco de potência. No caso da Start, que usa motor somente a gasolina, a potência máxima caiu de 14,9 cv a 8.000 rpm para 14,4 cv na mesma faixa de rotação. Já as outras versões – Cargo, Fan e Titan – têm a tecnologia FlexOne, que permite abastecer também com etanol, ou qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis, a potência máxima com o combustível vegetal caiu de 15,1 cv para 14,7 cv.
O torque máximo também sofreu variação. Passou de 1,40 m.kgf/1,54 m.kgf a 7.000 rpm, com gasolina e etanol, respectivamente, para 1,41 m.kgf/1,43 m.kgf a 6.750 giros. Embora os números mostrem queda, a Honda garante que não houve alteração no desempenho da CG 160 2025. De acordo com a montadora, também não houve alterações no câmbio, que manteve cinco marchas, e nem na relação final.
Apesar das mudanças, a Honda manteve as mesmas versões – ou modelos como chama a fabricante – na 10ª geração da CG. São, ao todo, quatro versões: a Start, de entrada; a Cargo, para uso profissional; a Fan, a mais vendida; e a Titan, topo de linha.
Veja a seguir as características e o preço de todas as versões da CG 160 2025, que chega às lojas na segunda quinzena de novembro.
A versão de entrada, e também a mais barata da linha CG, evoluiu bastante no modelo 2025. Além do design mais sofisticado, ganhou rodas de liga-leve, freio a disco, na dianteira, e um painel bem completo. Embora tenha lanterna de LED, os piscas e o farol usam lâmpadas convencionais.
A CG 160 Start terá três opções de cores: as tradicionais preta e vermelha e, agora, uma nova cinza metálico. O modelo tem três anos de garantia e seu preço público sugerido é de R$ 16.194. A Start foi a que teve o maior aumento de preço, de 9,5%.
Voltada para o uso profissional, a CG 160 Cargo 2025 recebeu as mesmas alterações das outras versões. A Cargo se diferencia por trazer, de série, bagageiro e cavalete central. Além disso, não tem pedaleiras para a garupa, pois é homologada apenas para uma pessoa.
Vendida apenas na cor branca, com lanterna de LED e farol convencional, a Cargo tem preço sugerido de R$ 17.175. O novo valor representa um aumento de 7% em relação à geração atual.
Fan
Versão mais vendida da linha CG, a Fan já traz um design mais sofisticado com uma carenagem envolvendo o farol de LED, da mesma forma que a Titan. Seu painel tem fundo blackout e a versão já traz preparação para instalação da entrada USB-C original da Honda.
A Honda CG 160 Fan 2025 também chega às lojas em três opções de cores: azul perolizado, vermelho perolizado e preto metálico. A Fan ficou mais cara passou de R$ 16.070 para R$ 17.723, um aumento de 9,3%.
A Titan, versão topo de linha da CG 160 2025, traz as maiores evoluções. Seu design é o mais sofisticado, com grafismos exclusivos e para-lama dianteiro pintado na cor da moto. Embutida na carenagem, do lado esquerdo, há também uma entrada USB-C de série.
Embora tenha farol e lanterna de LED, nem mesmo a Titan é full-LED. De acordo com a Honda, assim como na Bros, as setas com lâmpadas convencionais têm hastes flexíveis que não se quebram com tanta facilidade. Já as setas em LED têm suportes mais rígidos que podem se quebrar no caso de uma queda, mesmo com a moto parada.
Entretanto, a maior novidade fica por conta mesmo do freio a disco nas duas rodas e a adoção do ABS de um canal. Pesquisas mostram que freios ABS em motos podem salvar vidas. O sistema antitravamento da Titan, contudo, atua apenas na roda dianteira. Vale destacar ainda que o desenho das rodas de liga-leve são exclusivos da versão, assim como os pneus sem câmara Michelin Pilot Street.
Com todas essas novidades o preço da CG 160 Titan 2025 aumentou 9,3%. Dessa forma, passou de R$ 17.440 no modelo 2024 para R$ 19.230 na nova geração. A Titan 2025 terá o laranja, o vermelho metálico e o preto metálico como opções de cores.