A Honda PCX 160 Bros recebeu o “Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2023”, estudo de mercado promovido pela agência Autoinforme. Com índice de depreciação de apenas 3,1% após um ano de uso, a PCX foi a moto usada que menos desvalorizou em 2023. Dessa forma, a scooter Honda ganha a certificação principal pela segunda vez – em 2016, teve uma depreciação de 8,9%.
Atualizada em 2022, quando ganhou motor maior e mais potente, a PCX de 160 cc também trouxe controle de tração. Embora mais cara, a scooter teve o menor índice de depreciação entre todas as motocicletas. O índice significa que quem comprou uma PCX zero km no ano passado, perde apenas 3,1% do seu investimento ao revendê-la neste ano.
A pesquisa, feita em parceria pela Autoinforme e a Textofinal Comunicação, chega em sua 8ª edição e analisou a precificação de 120 modelos, subdivididos em 18 categorias. O estudo comparou as tabelas oficiais desses veículos zero quilômetro versus preços praticados depois de um ano de uso.
A PCX também foi a campeã em sua categoria – scooters até 200 cc. A Honda ainda levou o título em outras oito categorias. Entre as scooters acima 200 cc, venceu a Forza 350 com desvalorização de 5,2%. Nas categorias Sport até 800 cc e acima de 800 cc, os títulos foram para a CBR 650 R (6,4%) e para CBR 1000 RR-R, respectivamente.
A Honda ainda faturou as categorias mais populares. A moto mais vendida do Brasil, CG 160, venceu na Street com desvalorização de 6,9%. Enquanto a NXR 160 Bros recebeu o selo Maior Valor de Revenda na categoria Trail com índice de depreciação de 5,6%. Por fim, a Honda Biz, que completou 25 anos de estrada no ano passado, foi a Motoneta que menos desvalorizou com apenas 4,3%.
O estudo da certificação Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2023 analisa 18 categorias, além das já citadas. Compara objetivamente as tabelas oficiais de 120 modelos de moto zero km com os preços praticados após um ano de uso. Confira a lista das vencedoras:
Categoria | Modelo | Índice de desvalorização |
50cc | Shineray XY 50 | 10,8% |
Motoneta | Honda Biz | 4,3% |
Street | Honda CG 160 | 6,9% |
Scooter até 200cc | Honda PCX | 3,1% |
Scooter acima de 200cc | Honda Forza 350 | 5,2% |
Trail | Honda NXR 160 Bros | 5,6% |
Naked até 800cc | Honda CB 650R | 4,7% |
Naked acima de 800cc | Kawasaki Z1000 | 5,9% |
Sport até 800cc | Honda CBR 650R | 6,4% |
Sport acima de 800cc | Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP | 6,8% |
Custom até 800cc | Royal Enfield Meteor 350 | 6,5% |
Custom acima de 800cc | Harley-Davidson Fat Boy | 4,6% |
Clássicas | Triumph Speed Twin 900 | 4,5% |
Crossover | Triumph Tiger Sport 660 | 5,1% |
Touring | Harley-Davidson Ultra Limited | 4,1% |
Elétricas | Shineray SE2 2300W | 12,6% |
Bigtrail até 800cc | Triumph Tiger 900 | 7% |
Bigtrail acima de 800cc | BMW R 1250GS | 8,5% |
Campeão geral | Honda PCX | 3,1% |