Honda terá nova fábrica de motos na Turquia

Honda irá investir 20 milhões de dólares para construir nova planta em Aliaga, Turquia. Foto: Honda

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 32 segundos

A Honda anunciou a construção de uma nova fábrica de motocicletas em Aliaga, na região de İzmir, na Turquia. A decisão visa atender ao aumento da demanda por transporte individual e uso comercial em serviços de entrega, impulsionado pela pandemia de COVID-19.

Assim como no Brasil, o mercado turco de motocicletas teve um crescimento significativo nos últimos anos. em 2024, atingiu o recorde de vendas com 1,12 milhão de unidades emplacadas, o que colocou a Turquia como o décimo maior mercado de motos do mundo.

A Honda bateu recorde de vendas no ano passado, com 162 mil unidades comercializadas na Turquia. A marca japonesa ocupa a segunda colocação no ranking de vendas, com cerca de 30% do mercado. Na Turquia, a Honda comercializa modelos que vão desde a scooter PCX, a CB 125F, passando pela ADV 350, até modelos maiores, como a Africa Twin.

Até agora, a Honda Turkiye A.S., subsidiária local da fabricante japonesa, apenas importava e revendia motos no mercado turco. Com a nova fábrica, a Honda espera não apenas reforçar sua presença no mercado doméstico, mas também ampliar as exportações de motocicletas produzidas localmente.

Produção começa em 2026

A produção na planta de Aliaga está prevista para iniciar em meados de 2026. Inicialmente, a planta terá capacidade anual para 100 000 motocicletas, com planos de expansão para 200 000 unidades no futuro. Embora não detalhe quais motos serão produzidas na nova planta, tudo indica que serão modelos de baixa cilindrada, mais populares também na Turquia.

O valor total do investimento para a instalação, incluindo máquinas e equipamentos, de acordo com comunicado da Honda, é de aproximadamente 20 milhões de dólares (cerca de R$ 110 milhões). Ainda segundo a marca japonesa, a fábrica deve gerar cerca de 300 empregos.