A BMW Motorrad anunciou a chegada da nova R 1300 GS Adventure e de mais seis lançamentos ao Brasil durante 2025. O único modelo confirmado oficialmente até agora, no entanto, é a versão mais aventureira da R 1300 GS, que será lançada no primeiro trimestre do ano que vem.
“O ano de 2024 foi o ano da GS no Brasil. Agora vamos começar 2025 acelerando e ampliando o nosso line-up de produtos com a novíssima BMW R 1300 GS Adventure. Ela vai completar a família GS, junto com os sucessos G 310 GS, F 900 GS, F 900 GS Adventure e R 1300 GS”, afirma Matheus Pereira, CEO da BMW Motorrad no Brasil.
Além da nova R 1300 GS Adventure, outros cinco lançamentos da BMW para 2025 serão produzidos na planta da marca em Manaus (AM). Dessa forma, a fábrica vai chegar a 13 modelos produzidos no Brasil. Isso significa que, entre as sete novidades, uma deverá chegar ao País importada. A BMW Motorrad Brasil, contudo, não revelou quais serão os outros lançamentos em 2025.
“Em 2025, vamos ampliar o nosso portfólio de produtos no mercado brasileiro, o que será importante para manter a liderança no segmento premium”, acrescentou Pereira. De acordo com a fabricante alemã, a produção no Brasil deve crescer 10% no próximo ano para atender a demanda do mercado interno.
Os lançamentos BMW para o Brasil devem incluir a renovada esportiva S 1000RR, além da nova F 900R e a nova geração da scooter C 400X. Outro modelo que também deve chegar ao País é a F 450GS, apresentada como conceito no Salão de motos de Milão 2024.
Sucesso global e muito aguardado no Brasil, a nova BMW R 1300 GS Adventure será a moto mais moderna e tecnológica produzida na planta de Manaus. Vale destacar que a produção começa poucos meses após o início na planta de Berlim (Alemanha).
Versão mais “aventureira” da R 1300 GS, a GS Adventure se diferencia pelo design mais robusto, com tanque de 30 litros, além de novas tecnologias. Embora use o mesmo motor de 1.300 cc, a GS Adventure estreia uma grande inovação nas motos da marca alemã: o câmbio automatizado. A tecnologia dispensa a alavanca de embreagem e permite trocas de marchas com o pedal de câmbio ou de forma totalmente automática.
Mas, afinal quais as diferenças da R 1300 GS Adventure para a R 1300 GS “normal”? A base mecânica é praticamente a mesma, com algumas alterações no quadro e ciclística em função do tanque maior. Esta sim a principal diferença entre as versões, já que a Adventure tem tanque de 30 litros, enquanto a GS leva 19 litros.
Leia também: Câmbios automáticos viram tendência em motos
O imenso tanque tem linhas mais angulosas e tem suportes para levar bagagem extra, pois a GS Adventure tem a proposta de ser uma moto para longas viagens. Outra diferença visual são as luzes de iluminação diurna fixadas ao tanque.
Na Europa, o preço da nova R 1300 GS Adventure 2025 parte de 24.050 Euros, o equivalente a cerca de R$ 158 mil. No Brasil, porém, a BMW ainda não divulgou o preço inicial do modelo.
A nova aventureira alemã estará disponível em quatro versões na Europa, mas pode ter configurações diferentes no Brasil. A versão “básica”, que já vem bastante equipada, terá a cor vermelha com tanque prata e diversos acessórios, como protetor de mão com piscas, entre outros.
Já a versão Triple Black, além da cor preta, se diferencia pelo para-brisa maior e suporte de bagagem. Há ainda a versão GS Trophy com a pintura tricolor, que combina branco, azul e vermelho, e traz diversos protetores, além de um para-brisa esportivo, mais curto. A GS Adventure Option 719 é pintada em um elegante verde metálico e é a mais completa da família.