Minha única preocupação é abastecer”, conta Rafael da Costa Castro, que desde o ano passado substituiu gradualmente os dois carros da família por um veículo alugado que usa no dia a dia e também durante as férias para fazer pequenas viagens ao interior de São Paulo. Ele não é o único: João Carlos Queiroz Ferreira Ratto há mais de 30 anos faz uso dessa alternativa (já oficial) para suas muitas viagens a trabalho. “Naquela época quase não havia esse serviço e apelava até para carros particulares. Hoje, alugar é uma opção muito interessante para o dia a dia, com várias ofertas e preços viáveis”.
Pura verdade. Em 2018, o segmento de locação de veículos registrou expansão, batendo seu próprio recorde de emplacamento. “No ano passado, as locadoras compraram 19% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no País (praticamente uma unidade a cada cinco emplacadas), consolidando o setor como o principal cliente das montadoras”, explica Paulo Miguel Junior, presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla).
As pessoas buscam soluções inovadoras de locomoção e o uso compartilhado de veículos é uma delas, fazendo a locação conquistar mais espaço. “No Brasil está virando hábito e temos que oferecer opções cada vez mais customizadas às necessidades dos clientes”, avalia Elvio Lupo, diretor da divisão de aluguel de carros da Localiza. Uma das líderes do mercado e pioneira no serviço, a empresa possui frota de 235 mil veículos em 598 agências, distribuídas em 399 cidades no Brasil e em mais cinco países da América do Sul, além de mais de 8 mil oficinas parceiras. Com a tendência de valorização do uso em detrimento da posse, a locação de carro mudou o perfil: mais tempo no tráfego entre cidades, oferece modelos mais atrativos, mais serviços e mais tecnologia. “Com isso, o setor cresceu acima de dois dígitos mesmo durante a crise”, completa Jamyl Jarrus, diretor executivo comercial e de marketing da Movida, que possui quase 71 mil carros na frota de aluguel, divididos em 27 grupos e mais de 120 modelos de carro. “A demanda nas férias também cresce, atraindo cada vez mais o cliente de lazer. A mobilidade nos destinos turísticos é parte da viagem, porque se desloca sempre que for preciso, mas agora com muito mais graça, sendo a locação parte dessa experiência”, acrescenta.
“Mesmo com dois carros em casa, decidi fazer um plano de assinatura em 2018 para vender um deles. A experiência foi tão boa que vendi o segundo há um mês. A opção do aluguel tem sido uma excelente, pois me permite dirigir um carro cujo valor não está nos meus planos para desembolsar. Além disso, atende minhas necessidades na cidade e também para as viagens ao interior, pelo menos uma vez por mês, já que preciso de um carro mais alto e mais potente para as estradas de terra. Escolhi um modelo a diesel, bem econômico, supercomfortável, e percebi que em 3 meses de aluguel fiz uma economia de 10% em relação aos gastos anteriores com IPVA, seguro e manutenção. Escolhi o carro que quis, desde a cor, novinho de fábrica, sem me prender a uma oferta engessada e sem esquentar com a desvalorização do bem. Quando o pacote terminar, posso escolher outro novo”.
Rafael da Costa Castro, 38 anos, gerente comercial de um escritório de varejo, cliente da Movida que aluga um Jeep Compass
João Carlos Ratto (de preto) ao lado do filho Ricardo
“Hoje, com a quilometragem livre, não é preciso se preocupar com esse detalhe, são vários os benefícios, como pagamento pelo cartão de crédito, contratos por meio de plano de assinatura anual, bastante vantajosos para quem pega muito a estrada como é o meu caso. Carro é meu instrumento de trabalho e procuro sempre o que me oferece segurança, conforto e boa relação custo-benefício. Utilizo o modelo alugado somente nos dias em que tenho necessidade e também em aeroportos quando é o caso. No final de semana, uso o carro da minha esposa, bicicleta, trem ônibus e metrô, pois meu bairro é bem servido de transportes públicos e isso me dá a a oportunidade de conhecer a cidade de outras maneiras bem interessantes.”
João Carlos Ratto (de preto), 67 anos, vendedor de produtos industriais, cliente Localiza, onde aluga um Chevrolet Onix.