A italiana Moto Morini anunciou, ontem 29/10, seus planos para iniciar as operações no Brasil. De acordo com comunicado, a marca irá investir R$ 250 milhões para montar suas motocicletas em Manaus (AM) e revender no mercado brasileiro. O aporte também inclui investimentos na distribuição, em uma rede de distribuidores e no posicionamento estratégico da marca.
“A Morini vem construindo seu legado desde 1937, herança transmitida de geração em geração. A empresa preservou seu compromisso com o alto padrão italiano de criação e qualidade e hoje é uma marca global, com produção em escala, porque cresce com sustentabilidade. Ereditá e passione – herança e paixão – definem a personalidade das nossas motos”, destaca o CEO da Moto Morini Brasil, Fabricio Morini.
Leia também: Fabricante indiana de motos Hero confirma operações no Brasil em 2025
De origem italiana, a marca, fundada em 1937, pertence ao grupo chinês Zhongneng, desde 2018. A Moto Morini ainda mantém sua sede e um centro de desenvolvimento na Itália, mas produz suas motos em Taizhou, na China.
A abertura das primeiras revendas devem acontecer no segundo semestre de 2025. São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, todas no Estado de São Paulo, devem receber lojas da Moto Morini. Já, no ano seguinte, 2026, a marca oficializará sua expansão para mais estados do Sudeste e para o Distrito Federal.
A linha de montagem, por sua vez, ficará na Zona Franca de Manaus (AM), no modelo CKD, ou seja, as motos virão desmontadas da China e a montagem acontecerá no Brasil. De acordo com os executivos da Moto Morini Brasil, a estratégia possibilitará uma política de preços competitiva ante a concorrência. Além disso, reafirma o compromisso da marca com o fortalecimento do principal polo industrial brasileiro e a geração de empregos na região.
Presente em 55 países, seis deles na América do Sul, a montadora prevê fazer sua estreia no mercado brasileiro em junho de 2025 com três modelos. As motos da Moto Morini que virão ao Brasil serão reveladas oficialmente em 5 de novembro, durante o Salão de Milão (EICMA), deste ano.
“A escolha desses primeiros modelos é fruto de um compromisso que assumimos com o mercado, de oferecer motos premium com um vantajoso custo-benefício para os clientes brasileiros. Com o tempo, novos modelos entrarão em linha de montagem e vamos estreitar cada vez mais essa relação”, garante Gunther Hofstatter, diretor de Vendas e Pós-venda da Moto Morini Brasil.
Atualmente, a Moto Morini tem uma gama de modelos que vão de 650cc a 1.200 cc. Entre os modelos cotados para o Brasil estão a custom Calibro, que usa motor bicilíndrico de 693 cm³ com 69 cv. A aventureira X-Cape 650, com motor de dois cilindros paralelos a 90°, e a scrambler Seiemmezzo, com um bicilíndrico paralelo de 650 cc, também podem chegar ao Brasil em 2025.
Entretanto, a marca italiana promete quatro novidades para o Salão de Motos de Milão 2024, que acontece entre 5 e 10 de novembro, na cidade italiana. Dessa forma, a Moto Morini pode revelar algum novo modelo que virá para o mercado brasileiro.