Fabricante indiana de motos Hero confirma operações no Brasil em 2025
Rival de Honda e Bajaj, empresa, líder do mercado de motocicletas na Índia, planeja fábrica própria em Manaus (AM)
2 minutos, 45 segundos de leitura
21/08/2024
Por: Arthur Caldeira
A indiana Hero MotoCorp confirmou que iniciará suas operações no Brasil no próximo ano. Líder do mercado de motos na Índia,, a Hero anunciou que terá uma planta produtiva no País a partir do primeiro trimestre de 2025.
As informações surgiram em uma apresentação aos investidores sobre os resultados do primeiro quarto do ano fiscal de 2025, que se iniciou em abril passado. De acordo com o relatório, a Hero terá uma linha de montagem no Brasil. A fabricante revelou que as operações devem se iniciar no último quarto do ano fiscal 2024/2025, ou seja, entre janeiro e março do próximo ano.
Em maio passado, a empresa declarou que planejava montar uma unidade no Brasil para a produção e e distribuição de veículos de duas rodas, peças e acessórios. No relatório, divulgado na semana passada, a gigante indiana confirmou a fábrica e o início das operações para 2025.
Esta não é a primeira vez que a Hero demonstra interesse no mercado brasileiro. Em 2014, a fabricante indiana havia anunciado a intenção de entrar no país, mas o plano foi arquivado em função do combustível brasileiro, que usa uma mistura de gasolina e etanol, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
Com planos de expandir sua atuação global, a Hero iniciou a produção de motos nas Filipinas, em março deste ano, e agora mira o Brasil. O interesse da fabricante no mercado brasileiro cresceu após a chegada de outras marcas indianas ao País, como Royal Enfield e Bajaj.
Quem é a Hero
Líder do segmento de motos da Índia, a Hero vendeu mais de 1,5 milhão de unidades entre abril e junho de 2024 no mercado indiano. O número superlativo se justifica, pois a Índia é o maior mercado de motos do mundo, com mais de 11 milhões de unidades vendidas por ano. Como comparação, o mercado brasileiro fechou 2023 com 1,69 milhão de motos emplacadas.
Fundada em 1984, como Hero Honda Motors Ltda, a fabricante era parceria da Honda na Índia. Uma exigência do governo para que marcas estrangeiras atuassem no mercado local. Em 2010, a joint venture se encerrou e a Hero passou a ter vida própria. Desde então, vem crescendo e passou a liderar o mercado indiano de motos.
Com fábricas na Índia, na Colômbia e em Bangladesh, a Hero também tem dois centros de desenvolvimento, um em Jaipur, na Índia, e outro em Munique, na Alemanha. A fabricante é a atual parceira da Harley-Davidson, na produção da X 440, e também da canadense Zero Motorcycles, que produz motos elétricas.
Presente em 47 países, a Hero agora mira o mercado brasileiro de motos, com fábrica e operação própria. A fabricante indiana produz motos e scooters de baixa e média cilindrada e deve chegar ao Brasil para brigar com Honda, Yamaha, Shineray e Bajaj, no segmento abaixo de 200 cc. Nos últimos anos, assim como a Bajaj, a Hero também tem investido no segmento de motos elétricas.
Consultada, a Hero não respondeu aos questionamentos do MotoMotor. Ainda não há detalhes de quais modelos da marca deverão vir para o mercado brasileiro.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários