De acordo com o estudo da Ticket, marca de benefícios de alimentação, quatro em cada dez brasileiros pedem comida via delivery, com 11% do total fazendo de um a dois pedidos por semana. O mesmo estudo mostrou que, quando analisados apenas os consumidores da geração Z, com idades entre 15 e 28 anos, esse percentual sobe para 51%, o que revela que essa geração é a que mais usa o serviço de delivery.
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De acordo com Vinicius do Valle, gerente de marketing da Gaudium, startup focada em mobilidade e logística, uma das explicações é a busca por praticidade e o dinamismo dessa geração.
“No ritmo acelerado da vida moderna, onde cada minuto é disputado entre estudos, trabalho, lazer e conexões sociais, a Geração Z se destaca por otimizar o tempo”, afirma.
E completa: “A necessidade de conciliar tantos afazeres leva cada vez mais pessoas a trocar o fogão por refeições prontas entregues via delivery”, explica.
Para Vinicius, o boom dos apps de delivery reflete a preferência dessa geração por soluções que simplificam a vida cotidiana.
Assim, a facilidade de uso, aliada a ofertas personalizadas e entregas rápidas, faz com que os apps sejam uma escolha natural desse público.
“Para muitos, a possibilidade de receber vários produtos, de refeições prontas até itens de farmácia, com apenas alguns toques no celular é essencial”, exemplifica.
Porém, essa ascensão dos apps de delivery também impõe desafios para as empresas. De acordo com ele, para conquistar o público, as organizações precisam adotar estratégias que estejam em linha com as expectativas e os comportamentos desse grupo.
Alguns exemplos são adoção de práticas sustentáveis, personalização da experiência do usuário, aprimoramento da comunicação digital e investimento em inovação tecnológica.
“Com um poder de compra crescente e uma influência significativa no mercado, a GenZ está moldando o futuro do delivery. Startups e grandes players do setor estão investindo em tecnologias verdes, otimização logística e na criação de experiências de compra que vão além da simples entrega, buscando fidelizar esse público exigente e conectado”, afirma.
E reforça: “As empresas que conseguirem entender e atender às expectativas dessa geração estarão mais bem posicionadas para capturar essa nova onda de consumidores”, diz. Essse movimento irá garantir relevância em um mercado competitivo.
Além disso, como a geração valoriza experiências personalizadas, empresas de delivery precisam oferecer opções que se adaptem ao estilo de vida e preferências individuais.
Isso significa desde escolhas alimentares específicas até opções de entrega mais flexíveis.
“As plataformas white label, por exemplo, podem ser um caminho para fornecer soluções tecnológicas prontas e personalizáveis. Elas permitem às companhias de diversos portes lançarem seus próprios apps com funcionalidades avançadas e atenderem a necessidades específicas”, finaliza o especialista.
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