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A Kawasaki apresentou as novas Z650 e Ninja 650 para o mercado brasileiro. Os dois modelos foram atrações do Salão de Milão (EICMA) 2019, em outubro do ano passado, na Itália. Agora, as reestilizações da naked e da esportiva chegam às lojas em novembro com uma série de novidades e melhorias com preços a partir de R$ 37.490 para a Z650 e R$ 39.990 para a Ninja 650. O aumento em relação aos modelos 2020 é de R$ 6.500 e R$ 7 mil, respectivamente.
No visual, as duas atendem às modificações que foram implantadas aos demais modelos da gama para se encaixarem na nova linguagem visual, tanto da família Z, quanto da Ninja.
Na Z650 há um novo visual, mais agressivo e com um farol ocupando uma área maior. Ela tem também todas as luzes de LEDs. Para a Ninja 650, há uma nova carenagem com entrada de ar na dianteira, acima dos faróis. Além de novos grafismos para ambas.
Os assentos são novos para proporcionar mais conforto. Eles têm nova espuma, mais espessa, para garantir conforto por mais tempo, tanto para piloto quanto garupa. As carenagens laterais também são novas. Na área do tanque, ela está um pouco mais estreita, facilitando o encaixe das pernas. A diferença na pilotagem entre Z650 e Ninja 650 está no guidão: a naked usa guidão inteiriço e a esportiva aposta em semiguidões elevados.
Uma novidade implantada em ambas é o novo painel de instrumentos de TFT colorido. Ele permite que a moto seja conectada ao aplicativo Rideology, no smartphone, via Bluetooth.
Pelo app é possível ver dados da pilotagem e da telemetria da moto, como velocidade, rotação do motor, marcha engatada e consumo, entre outros. Com isso, o motociclista consegue analisar o desempenho da moto em um passeio de fim de semana ou em algumas voltas em uma pista.
O painel digital também traz novos grafismos para os dados exibidos, além de oferecer o shift light; uma luz que acende e indica a hora ideal de trocar a marcha, que pode ser configurada em qualquer ponto de rotação.
Sem novidades nesse quesito, Z650 2021 e Ninja 650 2021 mantêm o motor de dois cilindros paralelos de 649 cm³. Ele rende 68 cv a 8 mil rpm e 6,7 mkgf a 6.500 rpm. O câmbio de seis marchas com embreagem deslizante e assistida também foi mantido. Ser deslizante evita que a roda traseira trave em reduções mais bruscas e assistida diminui o esforço para acionar o manete.
A suspensão de Z650 e Ninja 650 é do tipo convencional na dianteira com 125 mm de curso, sem ajustes, e tubos de 41 mm de diâmetro. Na traseira, as motos usam um único amortecedor com ajuste de pré-carga e curso de 130 mm.
Os freios a disco são duplos de 300 mm na frente e simples de 220 mm na roda traseira com ABS que não pode ser desligado. O manete de freio pode ser ajustado em até cinco pontos de distância.
Como já havia sido antecipado no Salão de Milão, os dois modelos agora apostam em novos pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2 como item de série. As medidas são 120/70ZR 17M/C (58W) na frente e 160/60ZR 17M/C (69W) atrás.