As séries especiais de alguns modelos populares de motocicleta estão em alta. As principais marcas, como Honda, Yamaha e Kawasaki, têm apostado em versões exclusivas de motos, que vendem bem e até se tornam objeto de desejo de colecionadores com o passar dos anos.
A inspiração pode ser um time de futebol, uma data comemorativa, modelos de corrida ou, simplesmente, cores e grafismos mais chamativos para conferir um ar de esportividade. Mas o objetivo é um só: fisgar os consumidores pelo lado emocional, oferecendo a eles uma versão diferenciada de alguns modelos já conhecidos.
É o caso da Honda CB 250F Twister, que ganhou uma edição especial em 2020. Uma das motos mais vendidas do Brasil, a Twister Special Edition traz grafismos mais chamativos e cores exuberantes, como nas rodas pintadas de laranja, e tem feito sucesso entre os fãs do modelo street de 250 cc.
“Percebemos que, por ser uma evolução das motos de entrada, o consumidor tem perfil jovem e se orgulha de ter comprado uma Twister. Ele gosta de mostrar a moto, e o visual impactante da série especial ajuda”, revela Ana Carolina Barreto, supervisora de design da Honda Research Brasil, departamento de pesquisa e desenvolvimento da fábrica japonesa no País.
Desde 2015, a Honda enxergou esse nicho e tem exibido modelos-conceito no Salão Duas Rodas, que costumava ocorrer a cada dois anos, como um termômetro para testar a reação do público. “Isso tem dado muito certo, pois é a oportunidade de atrair usuários, agregando novos valores a um modelo conhecido”, conta Barreto.
Um caso de sucesso da estratégia é a Honda XRE 300 Adventure, apresentada como conceito e estudo de estilo pelos designers da Honda, no salão de 2015 – a versão mais elaborada teve excelente recepção do público durante o evento. Tornou-se uma versão de linha do modelo e, em pouco tempo, virou uma das mais vendidas do segmento.
No Salão Duas Rodas 2019, a marca apresentou diversos modelos-conceito e séries especiais, comprovando o sucesso da receita, conta Barreto, da HRB, onde tudo é desenvolvido. “Desde a ideia inicial, a criação, o desenho e a fabricação… Tudo é feito aqui no Brasil”, revela a designer, formada em desenho industrial.
Além da Twister, outros três modelos Honda ganharam séries diferenciadas para 2020. A popular CG 160 Titan agregou uma versão “S”, de sport, com grafismos e cores que remetem aos modelos mais esportivos da Honda. A XRE 190 Special Edition também traz grafismos mais elaborados, inspirados na versão Adventure do modelo de 300 cc.
Para a trail NXR 160 Bros, o departamento de design da Honda buscou inspiração nas motos de competição off-road da marca japonesa, batizadas de CRF, que disputam provas de motocross, enduro e rally. “O comprador da Bros procura o conforto do assento e das suspensões mais longas, mas usa a moto em terrenos acidentados e estradas de terra. Com a série especial, a gente quis dar um gostinho das CRFs para esse consumidor”, revela Ana Carolina Barreto.
As competições, mas nas pistas de asfalto, também foram a inspiração para a Kawasaki criar uma edição especial da Ninja 400, lançada aqui em 2018. Batizada de “KRT Replica”, o modelo traz as cores da equipe da marca no Campeonato Mundial de Superbike e a inscrição Kawasaki Racing Team na carenagem. E até cobra a mais por isso: a edição especial é vendida por R$ 28.990, R$ 1 mil a mais que a Ninja 400 inteiramente preta.
Das pistas de MotoGP, também vieram as cores e o nome de uma versão especial de outra miniesportiva, a Yamaha R3, de 321 cc. Pintada de preto, com detalhes em azul, a versão R3 Monster traz até mesmo o adesivo dos patrocinadores da equipe Yamaha na Fórmula 1 das motos.
Conheça os diferenciais e a inspiração para algumas séries especiais de motos populares à venda no Brasil
Versão topo de linha da moto mais vendida do Brasil, a Titan tem um longo histórico de séries especiais. A mais recente delas é a CG 160 Titan S. Além do destaque para o nome do modelo e a inscrição “S” nos grafismos, a série ainda possui rodas e diversos itens pintados na cor vermelha. O preço de R$ 12.430 é maior que os R$ 12.000 pedidos pela Titan “normal”.
A aventureira compacta da Kawasaki não é apenas uma série especial, mas uma versão mais equipada para viajar, como já denuncia o nome. Além de cor e grafismo exclusivos, a Versys X-300 Tourer, vendida por R$ 29.990, traz acessórios como protetor de motor, faróis auxiliares e malas laterais, na medida para quem vai pegar estrada. Nesse caso, a diferença de preço para a Versys normal é maior, de R$ 3.000.
O modelo, que já tem carenagens, fica ainda mais esportivo na versão Monster, com as cores da MotoGP. Não há mudanças no motor de dois cilindros e 321 cm³, mas a fábrica cobra R$ 500 a mais que na versão convencional: a R3 Monster é vendida por R$ 26.990.