MotoGP: onde vai ser e quem pode ser campeão na última etapa de 2024

Francesco Bagnaia (1), atual bicampeão da MotoGP, está 24 pontos atrás de Jorge Martín, mas ainda tem chances de ficar com o título. Foto: Divulgação/Ducati

Há 5 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 14 segundos

A última etapa da temporada 2024 da MotoGP acontece neste final de semana, no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha. Ainda está em jogo o título de campeão da MotoGP 2024 entre o espanhol Jorge Martin, da Pramac Racing, e o italiano Francesco Bagnaia, da equipe oficial Ducati .

A disputa pelo título de 2024 na última etapa da MotoGP começa hoje (15/11) com os treinos livres. No sábado (16/11), acontecem os classificatórios e a corrida Sprint. Domingo, a prova decisiva ocorre às 10h (horário de Brasília). A ESPN transmite a MotoGP e as outras categorias (Moto2 e Moto3) ao vivo nos canais fechados e no streaming Disney+.

A prova decisiva estava programada para acontecer em Valência antes das devastadoras enchentes que impactaram a região. A Dorna, organizadora da MotoGP, então, decidiu transferir a última etapa de 2024 para Barcelona.

“Por ser o último Grande Prêmio da temporada, o contexto esportivo em que o Campeonato está e o impacto positivo que o evento tem, devemos aos nossos fãs, ao nosso paddock, ao esporte e a Valência realizar o evento.”, afirmou a empresa em nota.

GP da Solidariedade

Em vez de correr em Valência, a MotoGP decidiu correr por Valência. Batizado de GP da Solidariedade, a última etapa terá várias ações para ajudar todos os afetados na Comunidade Valenciana.

Uma parte das vendas de ingressos do GP Solidário irá diretamente para fundos de assistência de Valência. Então, além de acompanhar a decisão da temporada 2024 da MotoGP, os fãs sabem que contribuem diretamente para a recuperação na região vizinha à Catalunha.

Leilões

Acontecerão três leilões no fim de semana – dois presenciais e um online. Os leilões presenciais acontecem na sexta e no sábado no próprio circuito. Os pilotos da MotoGP subirão ao palco, acompanhados por lendas e VIPs, para leiloar alguns dos itens doados por todo o paddock.

Fãs de todo o mundo também podem participar do leilão online, onde há itens verdadeiramente únicos para ajudar à causa. Até mesmo a moto vencedora do Campeonato de Moto3 de Maverick Viñales como um dos primeiros itens apresentados.

Doações

Caso não esteja presente, mas ainda quer ajudar aos atingidos pelas enchentes na Espanha? Será vendida online uma camiseta especial #RacingForValencia, com os lucros indo diretamente para o fundo de auxílio às vítimas.

Além disso, os lucros do GP Solidário, desde a venda de ingressos até os fundos arrecadados pelos leilões e doações autônomas, serão centralizados em um sistema de doações específico do MotoGP.

Todos os fundos do MotoGP serão então doados para La Cruz Roja (Cruz Vermelha), que está trabalhando na Comunidade Valenciana, com o objetivo de ajudar as cidades mais próximas do circuito. Para doar diretamente agora, siga este link.

Quem pode ser campeão da MotoGP 2024?

Embora somente dois pilotos – Jorge Martin e Francesco Bagnaia – tenham chance de conquistar o título da MotoGP 2024, Martin está com a “mão na taça”. O espanhol da Pramac Racing, equipe satélite da Ducati, tem 24 pontos de vantagem para o italiano da equipe oficial de fábrica, Ducati Lenovo.

Na última etapa, em Barcelona, como sempre, há 37 pontos em jogo: 12 pela vitória na Sprint Race e 25 pela vitória na corrida mais longa no domingo. Para Jorge Martín, basta uma vitória na corrida curta do sábado para ser campeão da Moto GP em 2024.

Se o espanhol chegar em segundo e Bagnaia, em terceiro, também fatura o título. Enfim, há uma infinidade de combinações possíveis, ainda mais se tratando de uma corrida de motovelocidade, porém com uma clara vantagem para Jorge Martín.