Durante o Salão de motos de Milão 2025, realizado no início de novembro, a MV Agusta apresentou um novo motor de cinco cilindros que promete revolucionar a indústria. O propulsor, batizado de “Cinque Cilindri” (cinco cilindros, em italiano), entrega mais de 240 cv, pesa menos de 60 kg e inaugura uma arquitetura inédita em motos de rua. Reforçando, assim, a tradição da marca italiana em desafiar convenções e buscar soluções ousadas.
O motor, apresentado ainda como conceito é modular, ou seja, pode equipar diferentes tipos de motocicletas. De acordo com as poucas informações reveladas pela MV Agusta, a novidade nasce com a promessa de equipar modelos Supersport, Naked e Touring, ampliando o alcance da marca em segmentos de alta performance.
O motor de cinco cilindros da MV Agusta poderá ter capacidade cúbica variando entre 850 cc e 1150 cc, com potência superior a 240 cv a 16.000 rpm e torque de até 135 Nm a 8.500 rpm. Além disso, o peso inferior a 60 kg coloca o propulsor como um dos mais leves da categoria.
A arquitetura inédita traz ordem de ignição exclusiva, dispensando comando variável, e virabrequim em configuração “U”, com três cilindros à frente e dois atrás, garantindo suavidade e menor vibração.
Graças ao design compacto, o motor é mais estreito que um quatro cilindros em linha e mais curto que um V4. Dessa forma, abre a possibilidade de ser aplicado em modelos que exigem desempenho extremo sem comprometer ergonomia e peso. A MV Agusta já confirmou que o propulsor estreará em uma motocicleta icônica que não está atualmente no portfólio da marca.
O desenvolvimento de motores compactos e de alta potência reflete uma tendência global de buscar eficiência sem abrir mão da performance. A Honda, por exemplo, mostrou um motor V3 com compressor elétrico que também deve vir a equipar futuros modelos da marca japonesa. Já a MV Agusta segue um caminho próprio, reforçando sua tradição de inovação. Agora, o desafio será transformar o conceito em produto competitivo, capaz de conquistar espaço em segmentos cada vez mais disputados.