Nova Honda Elite encara as rivais: qual a melhor scooter de 125cc?

Honda Elite mudou completamente no modelo 2025 para brigar no segmento de scooters de entrada. Foto: Divulgação/Honda
Arthur Caldeira
21/05/2024 - Tempo de leitura: 4 minutos, 15 segundos

Cada vez mais as scooters têm conquistado motociclistas iniciantes e até mesmo novos usuários para o mundo das motos. Nos últimos três anos, a produção de scooters cresceu cerca de 40%, chegando a quase 150 mil unidades em 2023. De olho nesse segmento, a Honda apresentou a nova Elite 2025.

Equipadas com câmbio automático CVT, as scooters são fáceis de pilotar, atraindo assim quem não tem muita experiência sobre duas rodas. De acordo com dados da Honda, para 62% dos compradores do Elite, a scooter de 125 cc era sua primeira moto.

Além da facilidade, por não exigir habilidade para controlar a embreagem e trocar as marchas, as scooters também são econômicas. Um modelo, como a Elite 125, por exemplo, faz 49,9 km/litro de gasolina, segundo testes da Honda. Com a variação constante nos preços do combustível, o baixo consumo é importante para quem usa o veículo nos trajetos diários.

O compartimento que existe sob o assento também facilita transportar coisas, tornando a scooter prática para o dia a dia. Com preços acessíveis, de menos de R$ 15 mil, as scooters de 125 cc reúnem atrativos para quem opta pela moto como um meio de locomoção.

Leia também: Motos “sem embreagem” são opção para iniciantes

Pensando nisso, elaboramos uma lista, comparando as características e equipamentos de cada modelo, para você escolher a sua; confira.

Honda Elite 125

O design da nova Honda Elite 125 ficou mais harmonioso e o acabamento melhorou. Seu motor polui menos e ganhou o sistema Start & Stop, porém ficou menos potente. Não que isso seja primordial nesse segmento, afinal com a velocidade máxima de 89 km/h, a Elite cumpre bem sua proposta de ser uma scooter urbana. Destaque para o painel que agora tem computador de bordo, com consumo e autonomia.

Apesar de algumas melhorias, como o bocal externo do tanque e do compartimento maior sob o banco, a nova Honda Elite 2025 não trouxe grandes inovações em relação ao modelo anterior. A chave de presença e o sistema ABS, itens presentes em outras scooters Honda e nas concorrentes, ficaram de fora da lista de atualizações da Elite 2025. O modelo ainda tem a ignição tradicional e usa freio a disco, na dianteira, mas tambor na traseira, com sistema combinado (CBS). A Honda Elite 125 2025 tem garantia de três anos e preço público sugerido de R$ 12.966.

Yamaha Neo 125 UBS

Scooter mais vendida da Yamaha e a quarta no ranking em 2023, a Yamaha Neo também é uma boa opção para quem está começando no mundo das motos. Leve (97 kg) e com motor de 9,8 cv, a Neo se diferencia das concorrentes pelas suas rodas de 14 polegadas, que encaram melhor a buraqueira de nossas ruas.

Os freios são a disco, na dianteira, e a tambor, na traseira, com sistema combinado. Seu painel é analógico e bastante simples: traz velocímetro, marcador de combustível, apenas um hodômetro total e luzes de advertência. O farol é de LED. Conta com um pequeno porta-objetos no escudo frontal e, sob o assento, cabe uma mochila ou um capacete de pequenas dimensões.

A Yamaha Neo 125 tem três opções de cores: azul, cinza e vermelho metálico. Outro diferencial é que a marca oferece quatro anos de garantia e o preço sugerido é de R$ 13.395.

Haojue Lindy 125

Equipado com motor de 125 cc, carburado, a scooter Lindy da Haojue produz 8,4 cv de potência máxima e faz 35 km/litro, segundo a empresa. Equipada com câmbio CVT, a Lindy usa rodas de 10 polegadas, tanto na dianteira, como na traseira. Os freios também são a disco, na frente, e a tambor, atrás, com sistema combinado.

O painel é analógico, porém completo, e o sistema de iluminação usa lâmpadas halógenas. Embora o compartimento sob o banco tenha capacidade para apenas 11 litros, a Lindy 125 é vendida com baú traseiro, onde cabe um capacete fechado. Com garantia de dois anos, a Lindy 125 tem preço sugerido de R$ 13.734 e está disponível em quatro cores.

Yamaha Fluo 125 ABS

Com motor de 125 cc e rodas de 12 polegadas, a nova Yamaha Fluo 125 ABS traz diversos equipamentos que a destacam no segmento de scooters de entrada, como a chave de presença e a tomada 12V no escudo frontal, que permite carregar o smartphone enquanto pilota. Seu motor também tem o sistema “Start & Stop” e tem 9,5 cv de potência. 

Entretanto, o grande diferencial da Fluo para as concorrentes, porém, está nos freios. O modelo é a única scooter de entrada equipada com sistema ABS, que atua apenas na pinça simples do disco dianteiro de 200 mm. Na traseira, o freio é a tambor, com 130 mm de diâmetro.

À venda nas cores azul, marrom e preto, todas metálicas, a Fluo 125 tem preço público sugerido de R$ 14.790. O valor, maior que as concorrentes, justifica-se pela chave de presença e, principalmente, o freio ABS, ainda que somente na roda dianteira.