A nova geração da Honda NC 750X recebeu o importante prêmio Red Dot Design Award 2025, na categoria de Design de Produto. Este é o sexto prêmio consecutivo dado a uma motocicleta Honda. Criado em 1955, o Red Dot Design Award, promovido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, em Essen, na Alemanha, avaliou produtos em 51 categorias levando como base critérios como inovação, funcionalidade e sustentabilidade.
Renovada no modelo 2025, a Honda NC 750X deve vir ao Brasil ainda neste ano. O modelo ganhou linhas mais robustas e dinâmicas, porém manteve sua identidade visual. Além disso, a NC 750X 2025 tornou-se a primeira moto a usar resina de policarbonato de base biológica DurabioTM na carenagem, uma exclusividade da cor Verde Earth Khaki.
“Estamos muito satisfeitos por termos vencido o prêmio de design Red Dot com a NC750X. O que gosto particularmente na NC750X é a sua natureza híbrida, no sentido em que passa por diferentes categorias de motos inspirando-se em todas elas: um pouco de moto de aventura, um pouco de estradeira e com o carácter prático de uma scooter”, afirmou o chefe de projeto da Honda em Roma, na Itália, Valerio Aiello.
Leia também: Honda apresenta quatro lançamentos 2025 para o Brasil
Desde o seu lançamento em 2012, a NC750X tornou-se um sucesso, graças a sua versatilidade. Além de seu econômico motor de dois cilindros paralelos, a crossover da Honda se destaca pela sua confortável posição de pilotagem e maneabilidade fácil. Destaque também para seu compartimento único, que comporta até um capacete fechado, localizado onde normalmente se encontra o tanque de combustível das motos.
Apresentada no EICMA 2024, o Salão de Motos de Milão, em outubro passado, a nova Honda NC 750X trouxe atualizações importantes. Além do novo design com materiais sustentáveis, a NC 750X 2025 traz um novo painel de TFT de cinco polegadas com conectividade para smartphones e melhorias na transmissão DCT.
Na parte visual, destaque para o novo conjunto ótico de LED da NC 750X 2025. Embora o anterior já fosse usasse a tecnologia, na nova geração da crossover trouxe filetes de iluminação diurna e uma novo desenho.
Apesar de manter o mesmo motor bicilíndrico de 745 cm³, que produz 28,7 cv de potência na Europa, a NC 750X recebeu melhorias na parte ciclística. O modelo 2025 recebeu dois discos de freio de 296 mm e pinças de dois pistões, na dianteira, ao invés do disco único da antiga geração. O modelo também traz novas rodas de 17 polegadas que perderam 1,8 kg de peso.
Na parte tecnológica, manteve o acelerador eletrônico, que conta com três modos de pilotagem predefinidos (Sport, Rain e Standard) e um personalizável (User). Também há controle de tração, com diferentes níveis de intervenção, porém nada do Cruise Control (piloto automático). A novidade é um pedido antigo dos consumidores, mas que foi ignorado pela Honda.
Embora já tenha recebido prêmios na Europa, a nova Honda NC 750X não tem data certa para chegar ao Brasil. A Honda, inclusive, já até anunciou quatro lançamentos para este ano, mas a crossover não estava na lista.
Entretanto, a Honda, fatalmente, deverá trazer a nova geração da NC 750X para o mercado brasileiro. Afinal, o modelo faz sucesso por aqui. Atualmente, a Honda comercializa a NC 750X 2024 em duas versões: uma, com transmissão manual e preço sugerido a partir de R$ 53.730; e outra, com câmbio DCT, a partir de R$ 59.510.