Lançamentos reforçam mercado de carros eletrificados no Brasil | Mobilidade Estadão | Top Eletrificados

Buscando sugestões para:


Lançamentos reforçam mercado de carros eletrificados no Brasil

Por: Mário Sérgio Venditti . 10/08/2023

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Mobilidade para quê?

Lançamentos reforçam mercado de carros eletrificados no Brasil

Veja algumas novidades que movimentaram o segmento nos primeiros sete meses do ano

4 minutos, 0 segundos de leitura

10/08/2023

Por: Mário Sérgio Venditti

Veículo elétrico Dolphin da Byd
Dolphin, da BYD, custa o equivalente a modelos de porte similar com motor a combustão e com menos itens de série. Divulgação BYD

O mercado brasileiro de veículos eletrificados caminha firme para vender 70 mil unidades em 2023, segundo projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As montadoras estão trabalhando nesse sentido, com intenso programa de lançamentos.

Foram várias novidades nos primeiros sete meses do ano. Veja alguns modelos que reforçaram o segmento de carros híbridos e movidos a bateria no País.

BYD Dolphin

A BYD introduziu o Dolphin no mercado brasileiro com uma política agressiva de preço. O carro custa o equivalente a modelos de porte similar com motor a combustão e com menos itens de série.

Dono de design moderno e recursos tecnológicos, o Dolphin ratifica o plano da fabricante chinesa de investir muito na transição energética brasileira, tanto que já anunciou que produzirá veículos elétricos e baterias em Camaçari (BA). Medindo 4,12 metros de comprimento, 1,77 de largura, 1,57 de altura e 2,70 de entre-eixos, o sedã também se caracteriza pelo conforto para cinco pessoas. 

Foto: Divulgação BYD

Preço: R$ 149.990 
Autonomia: 291 km
Potência: 95 cv
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Velocidade máxima: 150 km

Audi e-Tron GT

A Audi ampliou a família de esportivos elétricos e-Tron com o lançamento do e-Tron GT. Com 476 cv de potência, trata-se da versão mais “comportada” do cupê. Se quiser mais emoção, porém, o motorista pode acionar o modo Overboost, que aumenta a potência para 530 cv.

A bateria de 93,4 kWh é responsável pela autonomia de 458 quilômetros. Segundo a Audi, uma estação de recarga ultrarrápida realimenta a bateria em apenas 25 minutos.

O e-Tron GT prima pelo alto nível tecnológico, oferecendo equipamentos de série como alerta de mudança de faixa, frenagem automática em manobras, tração integral, teto panorâmico e central multimídia de 10,1 polegadas.

Foto: Divulgação Audi

Preço: R$ 770.000 
Autonomia: 458 km
Potência: 476 cv
Aceleração 0 a 100 km/h: 4,1 segundos
Velocidade máxima: 245 km/h 

BMW iX1

O BMW iX1 é a configuração 100% elétrica do SUV X1, da marca alemã. Ele é impulsionado por dois motores — um em cada eixo –, que somam 313 cv de potência. A fabricante afirma que 80% da bateria é recarregada em aproximadamente 40 minutos em postos ultrarrápidos. Uma das principais atrações do iX1 é a tecnologia BMW ConnectedDrive, que reúne funcionalidades como chamada de emergência inteligente, navegação com informação de trânsito em tempo real e portais de notícias.

Foto: Divulgação BMW

Preço: R$ 421.950 
Autonomia: 303 km
Potência: 313 cv
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,6 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h 

Chevrolet Bolt EUV

Baseado no Bolt EV, o SUV elétrico estreou no Brasil com a missão de iniciar a transição da marca para a nova geração de veículos movidos a bateria, como Equinox EV e Blazer E. Mas, nos Estados Unidos, o modelo está com os dias contados, porque terá a produção encerrada no fim do ano.

O Bolt EUV é maior que sua variante hatch: mede 4,31 metros de comprimento e 2,67 na distância entre-eixos. A bateria de 65 kWh entrega autonomia de 377 quilômetros. A lista de itens de série do SUV inclui central multimídia com tela de 10,2 polegadas, 10 airbags e alerta de ponto cego.

Foto: Divulgação Chevrolet

Preço: R$ 279.990
Autonomia: 377 km
Potência: 203 cv
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Velocidade máxima: 146 km/h 

Ford Maverick Hybrid

A chegada da picape Maverick, no ano passado, abriu caminho para a Ford lançar a versão híbrida do modelo. Ela tem motor a gasolina 2.5 e um elétrico, que, juntos, desenvolvem 194 cv de potência. A Maverick chama atenção pela robustez.

Sua caçamba é capaz de suportar 659 kg de carga, mas a aptidão para o trabalho não compromete o conforto dos ocupantes. A picape é recheada de equipamentos, como sistema start-stop, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, indicador de fadiga e assistente de partida em rampa.

Foto: Divulgação Ford

Preço: R$ 244.890 
Autonomia: 805 km
Potência: 194 km
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h 

Volkswagen ID.4

O primeiro automóvel elétrico da Volkswagen disponível no Brasil tem uma particularidade: por enquanto, ele não é vendido nas concessionárias e só pode chegar ao consumidor pelo plano de assinatura.

O ID.4 compartilha plataforma com o Audi Q4 e-Tron e sua bateria de 77 kW propicia autonomia de 370 quilômetros. Os recursos tecnológicos estão espalhados no SUV, com destaque para detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática e head-up display.

Foto: Divulgação Volkswagen

Preço: plano só por assinatura
Autonomia: 370 km
Potência: 204 cv
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,5 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login