Nova Honda PCX; veja o que muda na scooter que deve vir ao Brasil

Visualmente, nova geração da PCX ganhou farol em formato de V e 'asas' na carenagem frontal. Fotos: Honda

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 2 minutos, 45 segundos

Scooter mais vendida do Brasil, a nova geração da Honda PCX 160 teve sua patente registrada no País. Apresentada, no ano passado, a PCX 160 traz como novidades o painel com conectividade, suspensões aprimoradas e freio a disco em ambas as rodas.

A renovada Honda PCX 160 surgiu em publicação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no último dia 29 de abril. A informação, divulgada primeiramente pelo site Motoo, não significa que a PCX 160 2026 no Brasil já trará as mudanças. O registro de patentes funciona como uma forma de as fabricantes protegerem sua propriedade industrial.

Nova geração da PCX com design renovado teve sua patente registrada no INPI}. Foto: Reprodução

Entretanto, confirma o que todos desconfiavam: a nova PCX 160 deve vir ao Brasil. Afinal, além do crescimento do segmento de scooters, o modelo da Honda é o preferido dos brasileiros, pois tem batido seguidos recordes de vendas. Só no ano passado, emplacou mais de 55 mil unidades e foi a sexta moto mais vendida do Brasil.

O que mudou na nova Honda PCX

A nova geração da PCX foi apresentada no final do ano passado, na Europa, onde é vendida com motor de 125cc. Além de passar por um face-lift, a popular scooter da Honda ganhou um novo painel com conectividade e melhorias nas suspensões em freios.

Visualmente, notam-se mudanças na carenagem dianteira, com o formato em “V” do farol de LED e pequenas ‘asas’ abaixo. Já na traseira, a lanterna e os piscas, também de LEDs, passaram por uma modernização.

Mas a grande novidade está no painel TFT, com tela colorida de 5 polegadas e conectividade para smartphones. Por meio do aplicativo Honda Road Sync, o painel mostra direções de navegação, mensagens, ligações e até música. Tudo controlado por um joystick no pinho esquerdo.

Na parte ciclística, destaque para os dois amortecedores traseiros com reservatório de gás em separado, que equipa a versão topo de linha DX no mercado europeu. Na dianteira, a PCX manteve garfo telescópico convencional.

Outra novidade, muito bem-vinda, é o freio a disco também na roda traseira. A PCX atual tem disco na dianteiro, enquanto usa tambor, na traseira.

Embora traga disco nas duas rodas, a nova geração da Honda PCX manteve o ABS de um canal, ao menos na Europa. Ou seja, o sistema antitravamento atua apenas no disco de freio dianteiro.

No restante, a scooter não trouxe grandes mudanças. Smart Key, porta-luvas com entrada USB-C, compartimento para 30 litros sob o assento e controle de tração.

Quando vem para o Brasil?

A nova geração da Honda PCX já apareceu em sua versão de 160cc na Tailândia, país de origem da scooter que vem ao Brasil. No país asiático, o painel conectado também é exclusivo da versão mais cara, contudo os amortecedores não têm reservatório de gás.

Entretanto, a Honda costuma adaptar seus modelos para o mercado brasileiro, criando uma PCX 160 com amortecedores a gás, mas sem conectividade, por exemplo. Por fim, o importante é saber que a nova geração da Honda PCX já está registrada no Brasil e deve chegar por aqui, quem sabe, como modelo 2026.