A Kawasaki atualizou a Versys para 2025 com um motor de maior capacidade. Embora não traga muitas novidades, mantendo a mesma linha do modelo anterior, a moto aventureira esportiva da marca japonesa tem mudanças importantes sob a carenagem. O motor de quatro cilindros em linha teve sua capacidade aumentada. Dessa forma, passou de 1.043 cm³ para 1.099 cm³ graças a um curso de 3 mm mais longo nos pistões.
Com esse aumento e outras pequenas mudanças internas, a nova Kawasaki Versys 1100 ganhou potência. O tetracilíndrico passou de 120 cv para 135 cv na nova Versys 1100 2024. Assim como a potência, os valores de torque em rotações médias-altas também aumentaram, de acordo com a marca japonesa.
Segundo a Kawasaki, as melhorias tem como objetivo aumentar o conforto de condução e tornar a Versys 1100 melhor em longas viagens. De modo geral, os novos modelos, nas versões S e SE, recebem diversas atualizações voltadas para aumentar seu potencial de turismo.
A caixa de câmbio Kawasaki Quick Shifter (KQS) agora opera a partir de 1.500 rpm, enquanto as novas relações de marcha visam melhorar o conforto de pilotagem em combinação com o controle de cruzeiro. Para manter a temperatura do motor sob controle, a Kawasaki adotou um radiador de óleo para melhorar a refrigeração. A frenagem também melhorou, com o disco traseiro passando de 250 mm para 260 mm de diâmetro.
Com uma entrada USB-C de série, a nova Kawasaki Versys 1100 traz ainda controle de tração, sensor de medição inercial e modos de pilotagem. Entre eles, o modo “Rider” que pode ser personalizado de acordo com o gosto do condutor.
Já na versão SE da nova Kawasaki Versys 1100, a suspensão dianteira traz controles eletrônicos da grife Showa. Por último, o aplicativo Kawasaki Rideology, que permite conectar o smartphone ao painel da moto, ganhou nova função de comando de voz.