Nova moto Honda de 125cc tem sistema start & stop e faz até 66,7 km/litro; conheça

Popular na Europa, CB 125F já vendeu mais de 82 mil unidades em dez anos. Fotos: Honda

Há 3h - Tempo de leitura: 3 minutos, 22 segundos

A Honda apresentou o modelo 2026 da popular CB 125F no mercado europeu. A moto Honda passou por uma completa renovação, do design ao motor de 125cc. Além disso, a CB 125F ganhou o sistema start & stop que desliga o motor em paradas mais longas. Chamada de Idling Stop pela Honda, a tecnologia já faz apareceu em scooters, como PCX e ADV, porém faz sua estreia em uma moto com câmbio manual.

Vendida desde 2015 na Europa, a CB 125F é um modelo de entrada na Europa e já vendeu mais de 82 mil unidades. O Reino Unido lidera as vendas da Honda de 125cc na Europa, seguido de perto por França e Alemanha.

A CB 125F é classificada pela Honda como seu modelo de entrada e utilitário, a exemplo da CG no Brasil. Ao mesmo tempo que faz sucesso entre os entregadores do Reino Unido também funciona como a primeira moto de muitos jovens motociclistas europeus.

Honda CB 125 F roda mais de 700 km com um tanque

O motor de 124 cm³, com arrefecimento a ar, foi revisto e está no centro da Honda CB125F de 2026. Novos sensores e a reprogramação da ECU permitiram a homologação EURO 5+, com excelente consumo: 66,7 km/l. Dessa forma, a nova moto Honda de 125cc tem autonomia projetada de mais de 700 km por cada tanque, que tem 11 litros de capacidade.

Modelo de entrada da Honda na Europa, CB 125F tem freio a tambor na traseira e sistema CBS

O motor de 125cc da nova Honda CB 125F é alimentado por injeção eletrônica e produz modestos 10,8 cv de potência máxima a 7.500 rpm. Já o torque máximo de 1,1 m.kgf surge aos 6.000 giros.

Veja também: Yamaha Fluo: primeira scooter híbrida do Brasil promete gastar 12% menos gasolina

Econômico e robusto, o motor recebeu o sistema Idling Stop da Honda, também conhecido como start & stop e amplamente utilizado em automóveis. A tecnologia desliga o motor em marcha lenta em paradas mais longas. Embora já esteja presentes em scooters CVT e até na Gold Wing DCT, a CB125F é a primeira moto Honda com caixa manual a apresentar este tipo de tecnologia.

Farol de LED e carenagens que até lembram a Honda CG 160 brasileira

O sistema desliga o motor quando o veículo para, reduzindo, assim, o consumo de combustível e as emissões, e volta a arrancar quando se solta a embreagem. De acordo com a Honda, o sistema religa o motor em qualquer marcha. Assim como em outras motos, pode-se desativar o Idling Stop na CB 125F.

Luzes de LED e painel de TFT

Complementando o motor revisado, a CB 125F teve seu design atualizado. Com linhas mais sofisticadas, inspiradas em modelos maiores da família CB, a nova moto Honda de 125cc ganhou uma carenagem renovada e um para-brisa mais compacto e escurecido na dianteira. Enquanto a traseira ficou mais encorpada.

Painel oferece conectividade para smartphones

Juntamente com o novo visual vieram luzes de LED no farol e na lanterna. Os piscas, contudo, ainda usam lâmpadas convencionais.

Por fim, a Honda CB 125F 2026 recebeu um novo painel de TFT colorido com 4,2 polegadas e incorpora conectividade para smartphone via o app Honda RoadSync. Há ainda uma entrada USB-C perto do guidão para carregar o smartphone.

Lanterna traseira também usa LEDs

Apesar da sofisticação no painel e motor, a CB 125F traz freio a disco somente na dianteira e tambor na traseira. Além disso, a popular moto Honda de 125cc oferece apenas o sistema combinado (CBS).

Quanto custa a Honda CB 125F na Europa?

A CB 125F 2026 deve chegar em breve às concessionárias Honda na Europa. O modelo terá três opções de cores: azul, cinza e vermelho. A Honda ainda não divulgou o preço do modelo 2026, mas deve girar em torno de 3 mil euros, ou cerca de R$ 19 mil no câmbio de quinta (6). O modelo atual, portanto 2025, sai por 2.980 euros, em Portugal, o equivalente a R$ 19 mil.