Honda CG 160 Titan 2025: aceleramos a versão topo de linha da moto mais vendida do Brasil
Equipada com freio a disco nas duas rodas e sistema ABS, na dianteira, Titan 160 ficou mais moderna e segura
Conhecida como “Fusca” das motos, a Honda CG lidera as vendas de motocicletas no Brasil, desde seu lançamento em 1976. Ao longo dos anos, o popular modelo da Honda evoluiu tanto no design, como na parte mecânica. Passou do pequeno motor de 125cc para o atual de de 160cc bicombustível. Na linha 2025, a CG 160 chega a sua décima geração completamente renovada. Além de um design modernizado, a CG 160 Titan ganhou novo painel, mais completo, suspensões robustas e freios mais seguros.
Destaque para a versão topo de linha, conhecida como CG 160 Titan, que passa a contar com freio a disco nas duas rodas e sistema ABS, na dianteira. A convite da Honda, tivemos o primeiro contato com a CG Titan 2025, que tem preço público sugerido de R$ 19.230, nas ruas da cidade de Santos (SP) e também pelas estradas do litoral paulista. Confira como ela se saiu.
Diferenciais da CG Titan
Além dos freios a disco em ambas as rodas e do sistema antitravamento, a Honda CG 160 Titan 2025 traz acabamento mais sofisticado, farol e lanterna de LED, além de outros diferenciais em relação às versões mais simples e baratas – a CG 160 Start, modelo de entrada da família, por exemplo, custa R$ 16.194.
Visualmente, a Titan se diferencia pela pintura e grafismos exclusivos. Na versão, o para-lama é pintado na cor da moto e as rodas de liga-leve têm um design exclusivo. Exclusiva também da Titan é a inédita entrada USB-C, na carenagem do farol, que permite carregar smartphones ou outros aparelhos eletrônicos, enquanto se pilota.
No restante, contudo, a Titan traz a mesma base mecânica de toda a família. O motor de um cilindro e 162,7 cm³, contudo, sofreu alterações na central eletrônica e no sistema de alimentação para atender às normas da quinta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, o tal Promot 5. Com isso, a CG 160 2025 irá poluir menos, mas perdeu desempenho: a potência máxima caiu de 15,1 cv (etanol) para 14,7 cv.
Como é rodar com a CG Titan 2025?
A Honda também fez alterações na ciclística da popular CG 160. Embora o quadro seja o mesmo, as suspensões evoluíram: o garfo telescópico, na dianteira, agora tem tubos mais robustos, com 33 mm de diâmetro, enquanto a balança traseira com dois amortecedores tem novo desenho.
Com a nova ciclística, algumas medidas mudaram, como a altura do assento que passou para 796 mm do solo, mas ainda permite apoiar os pés no chão com facilidade. O guidão mais alto também contribui para o conforto de quem usa o modelo para se locomover ou trabalhar.
Montar na CG Titan é como pilotar uma velha conhecida. Afinal, o modelo é muito utilizado nas auto-escolas e justifica o apelido de Fusca das motos, pois quase todo motociclista já pilotou uma Honda CG. Se não pilotou, deveria, para entender o sucesso do modelo.
Consumo da Titan
O motor, com nova alimentação e sistema de escapamento, parece mais “cheio” em médios regimes e responde rapidamente ao acelerador. A boa notícia é que manteve a economia de combustível: em cerca de 80 quilômetros pelo litoral, o computador de bordo do novo painel informou 41,7 km/litro de gasolina.
As novas suspensões parecem ter acerto mais firme e um quê de esportividade, um desejo dos consumidores do modelo, de acordo com Marcelo Nagata, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Honda. Ainda assim absorvem bem as imperfeições do piso, contribuindo para o conforto e para a pilotagem neutra.
Um dos motivos do sucesso da CG é que ela é fácil de pilotar. Contorna curvas sem muito esforço e muda de direção com facilidade em meio ao trânsito santista. Os tubos mais robustos no garfo dianteiro aumentam a estabilidade, seja a 120 km/h na rodovia ou na frenagem de emergência quando o semáforo fecha.
Não podemos esquecer o mérito dos discos nas duas rodas: mais eficientes do que o antigo conjunto com freio a tambor na traseira, param os 120 kg da Titan com o adicional da segurança do sistema ABS, na roda dianteira.
CG 160 Titan 2025: Cores e preço
A Honda CG 160 Titan 2025 já está nas lojas em três opções de cores: preto metálico, vermelho metálico e laranja, que homenageia a primeira CG 125 1976, que tinha essa cor.
A versão topo de linha Titan, a única com freio a disco nas duas rodas e sistema ABS, na dianteira, tem preço público sugerido de R$ 19.230.
Como o valor não inclui frete e seguro e o modelo é bastante procurado, concessionários vendem a Titan 2025 por cerca de R$ 22 mil no Estado de São Paulo.
Prós & Contras
+ Segura
Os freios a disco nas duas rodas aumentam a potência de frenagem, enquanto o ABS, na dianteira, garante a segurança
– Simples demais
Apesar de ter farol e lanterna em LED, a Titan ainda usa lâmpadas convencionais nas luzes de direção. Pelo preço, a versão merecia piscas de LED
Ficha técnica
Honda CG 160 Titan 2025
Motor um cilindro, 162,7 cm³
Câmbio cinco marchas
Transmissão final por corrente
Potência 14,4 cv (gasolina) / 14,7 cv (etanol) a 8.000 rpm
Torque 1,41 kgf.m (gasolina) / 1,43 kgf.m (etanol) a 6.750 rpm
Peso seco 120 kg
Preço sugerido R$ 19.230
* O jornalista viajou a Santos (SP) a convite da Honda
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