Na onda do crescimento dos veículos de mobilidade individual autopropelidos, a gigante chinesa Yadea apresentou oficialmente a nova scooter elétrica GFX6 no Brasil. Com design ousado e moderno, a GFX6 traz tecnologias, até então, inéditas no segmento, como controle de tração e até controle de descida. A nova scooter elétrica da Yadea não é emplacada e o condutor não precisa ter CNH para motos.
Afinal, a scooter elétrica Yadea conta com um motor no cubo da roda com potência nominal de 1.000W, capaz de superar inclinações de até 15°, de acordo com a fabricante. O motor pode levar a GFX6 a até 32 km/h de velocidade máxima. Dessa forma, o modelo se encaixa na classificação de equipamento de mobilidade individual autopropelido.
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Montada em Manaus (AM), como outros modelos da gigante chinesa, a GFX6 terá quatro opções de cores: branca, laranja, preta e verde. A scooter elétrica Yadea GFX6 estará disponível nos revendedores da marca com preço a partir de R$ 13.800.
Com proposta urbana, mas um visual com toque de off-road para rodar em áreas rurais, de acordo com a Yadea, a GFX6 tem farol e lanterna de LED. Luzes indicadoras de direção, ou seja, os piscas, já que não são obrigatórios em equipamentos de mobilidade individual autopropelido.
Embora os piscas não sejam equipamento imprescindível nesse tipo de scooter elétrica, o painel é e a GFX6 tem um totalmente digital com conectividade ao app da Yadea. Pelo app é possível desbloquear a scooter elétrica, receber atualizações “over-the-air” e aviso quando a scooter se movimentar.
O motor elétrico no cubo da roda, com potência nominal de 1.000W, é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio removível com autonomia para até 68 km. Seu tempo de recarga gira em torno de cinco horas em uma tomada comum.
Além do controle de descida, sistema que ajuda a “frear” a scooter em ladeiras, já que o motor elétrico não oferece resistência como os propulsores a combustão, a GFX6 tem freio a disco nas duas rodas. Controle de tração e desligamento automático da scooter ao acionar o descanso lateral completam os itens de segurança.
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Na parte ciclística, além dos freios a disco, destaque para as rodas de 12 polegadas, maiores do que outras scooters elétricas da mesma categoria. Já as suspensões usam garfo telescópico convencional, na dianteira, e duplo amortecedor, na traseira.