A Suzuki lançou oficialmente suas novas motos de 800 cc no Brasil. A naked GSX-8S e a aventureira V-Strom 800DE chegam às concessionárias da marca em meados de junho. Ambas compartilham um novo motor bicilíndrico da marca japonesa, apresentado no exterior em 2022, mas que só desembarca agora no País.
A aventureira V-Strom 800DE, com rodas raiadas e aro de 21 polegadas, na dianteira, terá três opções de cores. Seu preço parte de R$ 67.500 (sem frete). Já a naked GSX-8S, equipada com rodas raiadas e um visual agressivo, também terá três cores disponíveis, porém seu preço parte de R$ 51.500.
A base dos modelos é o novo motor de dois cilindros paralelos com 776 cm³ de capacidade, e intervalos de ignição de 270° – configuração semelhante às novas Hornet e Transalp, também bicilíndricas. Com quatro válvulas por cilindro, o motor oferece potência razoável em giros mais altos e bastante torque em baixos regimes, segundo a fabricante japonesa.
Com um comportamento elástico, o bicilíndrico equipa tanto a naked como a aventureira, porém com regulagens específicas para cada um dos modelos. O torque máximo é o mesmo: 7,95 m.kgf a 6.800 rpm. Já a potência máxima é de 83 cv na GSX-8S e 84 cv na V-Strom 800 DE. Ambos os picos de potência são registrados a 8.500 rpm.
No Brasil, o modelo estará disponível nas cores: branca, azul e preta. O preço sugerido é R$ 51.500.
A nova Suzuki GSX-8S tem o design de uma autêntica street fighter, ou seja, as motos naked derivadas de esportivas. Na dianteira, a pequena carenagem pontiaguda abriga um farol de LED, com canhõs sobrepostos. O tanque e as aletas laterais contrastam com a rabeta minimalista e a saída de escape curta.
O quadro do tipo treliça usa tubos de aço, para garantir leveza e resistência. De acordo com a Suzuki, o tamanho do chassi é maior do que a maioria das nakeds médias. Tudo para oferecer conforto para piloto e garupa e, também, assegurar estabilidade e agilidade na estrada.
A naked GSX-8S usa garfo invertido, na dianteira, e um único amortecedor, fixado por links na traseira – os dois são da marca KYB. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, equipadas com pneus nas medidas 120/70, na frente, e 180/55, atrás.
A nova moto aventureira de 800 cc da Suzuki usa rodas raiadas aro 21, na dianteira, e 17, na traseira. Configuração ideal para os motociclistas que gostam de viajar por qualquer terreno.
Visualmente, a nova V-Strom 800DE tem faróis de LED sobrepostos, como a versão naked, mas conta com pára-brisa ajustável em três posições. Além de uma posição de pilotagem mais confortável.
A posição de pilotagem é típica das trail, com as costas ereta e os braços abertos, em função do largo guidão. Em conjunto com o assento macio e as pedaleiras de borracha, a aventureira de 800 cc promete ser confortável para longas viagens.
A exemplo da versão naked, a sua frente, o piloto tem uma tela de TFT colorida com diversas informações. Na parte eletrônica, destaque para o modo G (Gravel) do controle de tração, que permite o deslizamento da roda traseira, uma exclusividade do modelo aventureiro. O sistema ABS também pode ser desativado na roda traseira. Com isso, os motociclistas mais radicais podem se divertir nas estradas de terra.
Também equipada com chassi tubular, a V-Strom 800DE, contudo, tem suspensões de curso mais longo. Na dianteira, garfo telescópico invertido da Showa com curso de 220 mm, totalmente ajustável. Já na traseira, o monoamortecedor oferece 212 mm de curso, além de ajuste na pré-carga da mola.
No Brasil, o modelo estará disponível nas cores: amarela, cinza e preta. O preço sugerido é R$ 67.500.