Novo motor 660 cc da Triumph equipará duas motos

Protótipo da aventureira esportiva foi revelado recentemente; modelo compartilha motor, quadro e rodas com a versão naked. Fotos: Divulgação Triumph

29/09/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos, 51 segundos

Conhecida por suas sofisticadas motos de alta capacidade cúbica, a Triumph também quer se “aventurar” no segmento de média cilindrada. De olho nesse nicho de mercado, a centenária fabricante inglesa apresentou uma nova plataforma de 660 cc, no ano passado. 

O inédito motor de três cilindros em linha e cerca de 80 cavalos de potência, fixado em um quadro tubular em aço, já foi confirmado como base para a Trident 660, moto naked, ou seja, sem carenagem, que irá disputar mercado com modelos como a Yamaha MT-07, a Kawasaki Z 650 e a Honda CB 650R.

Com a proposta de ser a naked de entrada da marca, a Trident traz especificações técnicas mais modestas que outras motos da Triumph, como a Street Triple765 RS. O quadro é construído com tubos de aço, em vez de alumínio; a suspensão dianteira é invertida, porém, não conta com regulagens, e o pacote eletrônico é básico. A Trident terá controle de tração, freios ABS e apenas dois modos de pilotagem.

Vem para o Brasil

Tudo para cumprir a promessa do diretor de produto da marca inglesa Steve Sargent, quando o protótipo do modelo foi apresentado, em agosto de 2020. “Nosso objetivo era trazer uma nova abordagem ao caráter e ao estilo, ao lado do fácil manuseio e da qualidade pela qual a fábrica é conhecida. E a um preço realmente competitivo”, afirmou Sargent.

A Trident 660 deve vir, ao Brasil, ainda em 2021, como revelaram vídeos vazados em uma rede social, em agosto, que mostram o novo modelo sendo apresentado aos concessionários brasileiros. Consultada, a marca confirma a naked média para o mercado nacional. Fontes ligadas à Triumph afirmaram que a Trident “precisa passar pelo processo de homologação”. Com isso, ainda não há previsão da data e muito menos do preço de lançamento da Trident 660.

“Compartilhamento”

Antes mesmo que a versão naked fosse apresentada, oficialmente, por aqui, a matriz inglesa já anunciou que a plataforma de 660 cc será compartilhada com mais uma moto: uma nova aventureira esportiva, batizada de Tiger Sport 660.

A futura motocicleta média da marca foi construída sobre a mesma plataforma da Trident 660. O modelo naked e a aventureira esportiva compartilham o motor de três cilindros e 660 cc, além do quadro tubular em aço e as rodas de 17 polegadas.

A Triumph parece apostar alto em sua nova plataforma de 660 cc. As motocicletas devem dar à Triumph a capacidade de competir em um crescente mercado de motos médias e tão carente de opções em todo o mundo.

Outras marcas já aproveitam as vantagens de compartilhar a mesma plataforma. Não faltam exemplos, como a Kawasaki e sua linha de bicilíndricos de 650 cc. Do mesmo motor e chassi, a marca japonesa construiu a naked Z 650, a esportiva Ninja 650, a crossover Versys 650 e até uma custom, a Vulcan 650.

Honda e Yamaha também fazem o mesmo com suas linhas de 500 cc e 700 cc, respectivamente. É uma forma de baratear o desenvolvimento de novos modelos e ainda reduzir os custos de fabricação das motos.

Ficha técnica


Foto: Divulgação Triumph

Trident 660
Motor: três cilindros, 660 cc
Potência máxima: 81 cv a 10.250 rpm
Torque máximo: 6,5 mkgf a 6.250 rpm
Câmbio: seis marchas
Rodas e pneus: 120/70R-17 (diant.) e 180/55R-17 (tras.)
Peso: 189 kg em ordem de marcha
Preço: a ser definido