Número de bicicletas de aluguel vai aumentar nos centros urbanos do Brasil

Recentemente, a Tembici recebeu um financiamento de R$ 160 milhões do BNDES. Foto: Divulgação
Redação Mobilidade
15/02/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundos

As bicicletas deixaram de ser usadas somente para lazer e passaram a ser um meio de transporte. Elas vêm transformando o modo como as pessoas se locomovem nas grandes cidades. Nesta live, o editor do caderno e do portal Mobilidade, Dante Grecco, conversa sobre o crescimento do uso desse modal com  Tomás Martins, CEO da Tembici, líder de micromobilidade na América Latina e empresa que viabiliza o aluguel de bikes em grandes cidades. 

Recentemente, a Tembici recebeu um financiamento de R$ 160 milhões do BNDES. Esse foi o primeiro projeto de micromobilidade urbana apoiado pelo banco estatal. “Grande parte do financiamento vai pra gente ampliar o número de bicicletas que a gente tem nos centros urbanos do Brasil. Este ano, a Tembici vai colocar mais de 6 mil bicicletas elétricas nas ruas. E a grande maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro”, explica Martins. 

Entre outros temas, o executivo falou sobre o perfil do usuário das bicicletas alugadas em São Paulo. “Durante a semana, o perfil muito forte são aqueles que conectam com transporte público, metrô e terminais de ônibus. E são 55% homens e 45% mulheres. A estação mais utilizada nesses dias é a do Largo da Batata, que conecta com o metrô Faria Lima, além das estações da Av. Paulista. Já no fim de semana é mais misturado com lazer. As estações mais utilizadas são as próximas do Parque Ibirapuera e do Parque Villa Lobos”, conta Tomás Martins. 

Confira a conversa na íntegra no vídeo abaixo: