Carnaval está chegando e muita gente deverá usar o sistema de transporte público para se deslocar pela cidade. Por isso, empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – como CPTM, Metrô e EMTU – estão empenhadas em garantir a segurança e o conforto dos foliões que optam por utilizar o transporte público durante as festividades.
Para isso, a Secretaria elaborou uma lista com algumas práticas a serem seguidas por todos os passageiros. Confira!
1) Planeje sua rota com antecedência
Consulte antecipadamente os horários de ônibus intermunicipais e o trajeto de metrô e trem para garantir uma jornada tranquila. Para evitar aglomerações, chegue cedo aos pontos de embarque.
2) Faça dos terminais pontos de encontro
As estações de trem e metrô e os terminais não são apenas locais de embarque e desembarque, também podem ser pontos de encontro seguros para encontrar quem vai pular Carnaval com você
3) Respeite as normas de segurança
A primeira delas é que é proibido fazer uso de instrumentos musicais, rádios ou aparelhos sonoros dentro do transporte, a menos que por meio de fones de ouvido. Também não é permitido consumir bebida alcóolica ou portar qualquer tipo de droga ilícita.
E atenção redobrada para ficar atrás da faixa amarela nas plataformas de trens e metrô, que existem para a segurança do passageiro. Por fim, é importante também que o tamanho das fantasias não comprometa a circulação dos demais passageiros.
4) Cuide da limpeza
Utilize as lixeiras disponíveis, mantendo os veículos, estações e terminais limpos para o próximo grupo de foliões. Pelo mesmo motivo, não utilize sprays de espuma e confetes nesses locais.
5) Compre o bilhete antecipadamente
Evite filas e agilize o embarque, se possível. Para viajar, você pode comprar seu bilhete digital via Whatsapp, nas ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas.
Vale lembrar que os ônibus da EMTU aceitam sistema de pagamento por cartões de aproximação.
6) Mantenha um comportamento respeitoso com os outros passageiros
Evite comportamentos inadequados, como uso excessivo de espaço, música sem fone de ouvido, falar alto ou qualquer ação que possa causar desconforto aos demais passageiros. Outra recomendação é evitar correr nas escadas, plataformas e mezaninos das estações e nos terminais de ônibus.
Leia também: CPTM abre viagens extras para o Expresso Turístico no Carnaval
7) Cuide dos seus pertences
Em todos os deslocamentos, esteja atento aos seus pertences pessoais, como bolsas, carteiras e celulares. Mantenha bolsas à frente do corpo, proporcionando maior controle e prevenindo possíveis incidentes.
8) “Não é não”
Caso alguém se sinta desconfortável ou seja vítima de assédio, procure ajuda dos funcionários da estação, terminal ou do veículo.
No Metrô, a denúncia pode ser feita via SMS-Denúncia (9 7333-2252), pelo aplicativo Metrô Conecta e por meio do Posto Avançado de Apoio à Mulher, que tem equipes especializadas nas estações Santa Cecília e Luz para acolher mulheres vítimas de violência, orientar e, quando necessário/desejado, encaminhar à rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
Já na CPTM, as denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento (0800 0550121), WhatsApp (9 9767-7030) e nas 34 estações que contam com o Espaço Acolher, que oferece atendimento humanizado e com privacidade às mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia.