Saiba como comprar bilhetes do Metrô e da CPTM por WhatsApp | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Saiba como comprar bilhetes do Metrô e da CPTM por WhatsApp

Por: Redação Mobilidade . 27/12/2023
Mobilidade para quê?

Saiba como comprar bilhetes do Metrô e da CPTM por WhatsApp

QR Code pode ser utilizado pelo celular e é aceito em todas as estações de trem ou metrô localizadas na Região Metropolitana de São Paulo

2 minutos, 51 segundos de leitura

27/12/2023

Por: Redação Mobilidade

Já é possível pagar a passagem com QR Code. Foto: Getty Images.

Embarcar nas estações de trem e metrô na Região Metropolitana de São Paulo é uma tarefa cada vez mais prática. Atualmente, é possível comprar bilhetes por WhatsApp, com poucos toques na tela.

Assim, com um QR Code, já é possível pagar a passagem, sem precisar de um papel. O bilhete digital também pode ser adquirido via aplicativo.

A plataforma de pagamento TOP (AndroidiOS), da Autopass, fechou 2022 com uma média mensal de 304 mil bilhetes em QR Code vendidos em sua versão para WhatsApp. Segundo a empresa, a venda de passagens teve um aumento de 304%, passando de 110 mil bilhetes em janeiro para 446 mil em dezembro de 2022.

Como funciona a compra via WhatsApp

Em primeiro lugar, é preciso enviar um oi no WhatsApp do número (11) 3888-2200 ou clicar aqui. Em seguida, digite 1 – Compra. Depois, selecione a opção bilhete Digital TOP.

O próximo passo é informar nome completo, e-mail e CPF. Em seguida, basta escolher a quantidade de bilhetes que deseja comprar e clicar em Enviar.

Neste caso, é possível comprar até 5 bilhetes por transação. Para mais bilhetes, é preciso realizar a compra novamente.

Após finalizar esta etapa, basta clicar em sim para confirmar a compra. Copie o código e faça o pagamento por meio do app do banco. Esse código PIX é válido por 15 minutos.

Após o pagamento ser confirmado, o passageiro receberá uma notificação por WhatsApp e por e-mail. Por fim, o QR Code é enviado na própria conversa. Portanto, basta aproximar o código de um validador nas estações de trem ou metrô e a passagem será liberada.

Uma dica importante é deixar o brilho da tela no máximo. Assim, o passageiro evita erros de leitura e contribui com a agilidade no embarque de todos.

É possível visualizar o histórico de uso dos bilhetes diretamente pela conversa do WhatsApp, na qual foram adquiridos. Pelo app de mensagens, também é possível obter informações sobre o cartão TOP, aplicativo TOP ou informações gerais.

O QR Code adquirido via WhatsApp ou app TOP pode ser utilizado em todas as linhas de trem e metrô. Ou seja, nas estações da CPTM, no Metrô de São Paulo, na ViaQuatro e ViaMobilidade.

Para saber mais informações sobre mobilidade urbana, acesse o canal Mobilidade Estadão

Recarregar o Cartão TOP via WhatsApp

Quem possui o Cartão TOP também pode fazer uma recarga via WhatsApp. Para isso, basta digitar a opção 1 e, em seguida, escolher “Recarregar TOP”.

O próximo passo é escolher se a modalidade é comum ou escolar. Depois, basta informar os dados solicitados, como nome completo, CPF e e-mail.

A recarga do cartão via WhatsApp tem um limite mínimo de R$ 2 e máximo de R$ 100. Para escolher quanto vai recarregar, basta digitar o número com o valor e enviar, sem detalhes ou palavras junto.

Em seguida, receberá um código PIX, que também é válido por 15 minutos. Os próximos passos são iguais: pagar no app do banco e receber o comprovante da recarga, assim como funciona para a compra do bilhete unitário.

Por fim, basta encostar o cartão em um validador nos ônibus intermunicipais, estações de trem ou metrô. Em seguida, é só utilizar o cartão para embarcar.

Leia também: Credencial de estacionamento para idoso já pode ser emitida pelo celular

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login