O Bus Rapid Transit (BRT) de Sorocaba inaugurou o Corredor Estrutural Oeste na cidade e entregou todas as obras previstas para o projeto. Ao todo, 47 novos ônibus vão integrar essa rota que possui 18,8 km de cobertura. O novo Terminal Ipiranga e 35 novos pontos de parada também começaram a operar com a inauguração do trecho.
Além do Corredor Estrutural Oeste, que entrou em funcionamento no começo do mês, a cidade também possui outros nove corredores e transporta cerca de 2 milhões de pessoas por mês pelo BRT.
Leia mais: Distrito Federal recebe 20 novos ônibus para linhas do BRT
Renato Andere, presidente do BRT Sorocaba, enfatiza que a criação de corredores exclusivos para ônibus permitem “deslocamentos mais rápidos, seguros e com previsibilidade, o que auxilia no dia-a-dia da população”.
Sorocaba conta com 24 km de corredores exclusivos, na faixa esquerda junto aos canteiros centrais. Essas paradas possuem piso tátil e elevação de 95 cm. Sendo assim, o usuário fica no nível do ônibus.
De acordo com Andere: “Esse tipo de embarque torna o fluxo mais dinâmico e facilita o acesso de todos, especialmente, pessoas com alguma necessidade, gestantes e idosos”.
Por outro lado, os corredores estruturais são definidos como vias já existentes em que o BRT trafega pela direita com prioridade. Nesses, o embarque acontece a 28 cm de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos de parada.
De acordo com Andere “Em todo empreendimento foram investidos aproximadamente R$ 475 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e IST”. Atualmente, estão em operação agora 24 linhas, três terminais, um miniterminal e 128 pontos de parada no sistema de BRT de Sorocaba.
O modal de transporte permite que os passageiros façam até 3 baldeações em 1 hora pagando apenas uma passagem.
Andere aponta que a instalação do Corredor Oeste também proporcionou melhorias infraestrutura da cidade. “Com a chegada do sistema, todas as ruas e avenidas por onde passam o BRT receberam uma padronização dos abrigos de parada e requalificação do asfalto”.
Cada ônibus transporta em média 160 passageiros, todos oferecendo Wi-Fi gratuito e ar-condicionado para os usuários.
Por fim, o sistema de BRT de Sorocaba tem todas as suas unidades administrativas, instalações e estruturas fixas alimentadas por energia solar.