BRT de Sorocaba é concluído e já transporta 2 milhões de pessoas por mês | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

BRT de Sorocaba é concluído e já transporta 2 milhões de pessoas por mês

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . Há 14 dias
Meios de Transporte

BRT de Sorocaba é concluído e já transporta 2 milhões de pessoas por mês

Sistema de transporte conta com faixas exclusivas para transitar mais rapidamente

2 minutos, 7 segundos de leitura

16/05/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

BRT Sorocaba
As vias exclusivas para os ônibus permitem que o veículo tenha mais agilidade. Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

O Bus Rapid Transit (BRT) de Sorocaba inaugurou o Corredor Estrutural Oeste na cidade e entregou todas as obras previstas para o projeto. Ao todo, 47 novos ônibus vão integrar essa rota que possui 18,8 km de cobertura. O novo Terminal Ipiranga e 35 novos pontos de parada também começaram a operar com a inauguração do trecho.

Além do Corredor Estrutural Oeste, que entrou em funcionamento no começo do mês, a cidade também possui outros nove corredores e transporta cerca de 2 milhões de pessoas por mês pelo BRT.

Leia mais: Distrito Federal recebe 20 novos ônibus para linhas do BRT

Corredores exclusivos e estruturais

Renato Andere, presidente do BRT Sorocaba, enfatiza que a criação de corredores exclusivos para ônibus permitem “deslocamentos mais rápidos, seguros e com previsibilidade, o que auxilia no dia-a-dia da população”.

Sorocaba conta com 24 km de corredores exclusivos, na faixa esquerda junto aos canteiros centrais. Essas paradas possuem piso tátil e elevação de 95 cm. Sendo assim, o usuário fica no nível do ônibus.

De acordo com Andere: “Esse tipo de embarque torna o fluxo mais dinâmico e facilita o acesso de todos, especialmente, pessoas com alguma necessidade, gestantes e idosos”.

Por outro lado, os corredores estruturais são definidos como vias já existentes em que o BRT trafega pela direita com prioridade. Nesses, o embarque acontece a 28 cm de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos de parada.

O BRT de Sorocaba

Terminal do BRT Sorocaba
Os terminais contam com placas solares que fornecem energia suficiente para o funcionamento do prédio. Foto: Divulgação/BRT Sorocaba.

De acordo com Andere “Em todo empreendimento foram investidos aproximadamente R$ 475 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e IST”. Atualmente, estão em operação agora 24 linhas, três terminais, um miniterminal e 128 pontos de parada no sistema de BRT de Sorocaba.

O modal de transporte permite que os passageiros façam até 3 baldeações em 1 hora pagando apenas uma passagem.

Andere aponta que a instalação do Corredor Oeste também proporcionou melhorias infraestrutura da cidade. “Com a chegada do sistema, todas as ruas e avenidas por onde passam o BRT receberam uma padronização dos abrigos de parada e requalificação do asfalto”.

Cada ônibus transporta em média 160 passageiros, todos oferecendo Wi-Fi gratuito e ar-condicionado para os usuários.

Por fim, o sistema de BRT de Sorocaba tem todas as suas unidades administrativas, instalações e estruturas fixas alimentadas por energia solar.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login