O projeto Parada Segura pretende instalar 200 paradas de ônibus tecnológicas em Fortaleza até o final de 2024. O modelo padrão das estruturas inclui rede de conectividade wi-fi, câmeras de segurança e portas USB para carregamento de acessórios.
A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza lançada em 2022, tem como objetivo oferecer espaços seguros e úteis para os usuários do transporte coletivo. “A ideia é que as pessoas tenham, sim, coragem de carregar o celular na parada, porque queremos melhorar a sensação de segurança”, afirmou o prefeito José Sarto durante live na terça-feira, 12.
De acordo com a prefeitura, a construção de cinco novos abrigos do projeto deve acontecer nos próximos dias. Essas novas paradas de ônibus estarão nas avenidas Godofredo Maciel, Desembargador Moreira, Silas Munguba, Historiador Raimundo Girão e Oliveira Paiva.
“É um novo modelo de abrigo de ônibus que contará com ferramentas tecnológicas para ofertar mais comodidade para quem usa o transporte coletivo em Fortaleza”, afirma o prefeito José Sarto. Até o final do ano, outras 15 paradas serão instaladas pela capital do Ceará.
Leia também: Fortaleza tem práticas de destaque em mobilidade urbana no País
O primeiro ponto do programa está localizado no bairro de Fátima, construído ainda em 2022. Além das tecnologias já mencionadas, as novas paradas também contam com painéis informativos com os horários dos ônibus em tempo real.
O programa tem coordenação da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Além dela, a Secretaria da Gestão Regional (Seger), a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec) também estão associadas.