Feriado de 9 de Julho: o que muda nos trens e ônibus de São Paulo | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Feriado de 9 de Julho: o que muda nos trens e ônibus de São Paulo

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . Há 5 dias
Mobilidade para quê?

Feriado de 9 de Julho: o que muda nos trens e ônibus de São Paulo

Confira como vai operar o transporte público da capital paulista neste feriado

3 minutos, 16 segundos de leitura

08/07/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

Os ônibus da capital vão operar em horário de domingos e feriados, os metrôs e trens terão redução de carros com funcionários atentos ao fluxo de passageiros. Foto: Divulgação/Viamobilidade

No feriado de 9 de julho, a circulação de trens, metrôs, ônibus e carros na capital paulista sofrerá alterações. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos prevê que menos pessoas usarão o transporte público e, por isso, irá reduzir a frota circulando em São Paulo.

Saiba mais: Bikes nos carros. Como transportar bicicletas em viagens com segurança e dentro da lei

Ao mesmo tempo, estão previstas outras mudanças para atender às demandas dos usuários que utilizarão o transporte público para lazer. Confira, a seguir, os detalhes de cada modal.

Trens e metrôs no feriado

Na segunda feira (8 de julho), o transporte sobre trilhos funciona normalmente. Por outro lado, no feriado (9 de julho), os trens da CPTM irão circular com a mesma frequência que aos domingos. Uma equipe operacional vai monitorar o fluxo de passageiros para acionar trens extras caso necessário.

O Metrô, por sua vez, terá circulação semelhante aos finais de semana nos dias 8 e 9 de julho. Os funcionários da empresa também irão monitorar o movimento dos usuários e acionar novos veículos de acordo com a necessidade.

Os trens das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à iniciativa privada, também irão circular com os mesmos horários de domingo.

A Viamobilidade ressalta que na Linha 9-Esmeralda haverá manutenção durante o feriado. Sendo assim, “das 10h às 15, haverá intervalos de 16 minutos entre as Estações Grajaú e Bruno Covas/ Mendes-Vila Natal. E das 23h às 0h, intervalos de 10 minutos entre as Estações Osasco e Jurubatuba-Senac, e de 20 minutos entre Estações Jurubatuba-Senac e Bruno Covas/ Mendes-Vila Natal”.

Por fim, durante o feriado, será permitido transportar bicicletas no trem e no metrô em qualquer horário. No entanto, as bikes devem ser do tamanho convencional e podem circular apenas no último vagão. Os condutores têm permissão para levar no máximo quatro unidades.

Vale lembrar que nos dias úteis os passageiros podem embarcar com bicicletas nos vagões de trem e metrô apenas entre as 10h e 16h, e das 21h até às 00h.

Ônibus em 9 de Julho

A EMTU divulgou uma lista com todas as linhas que terão horário diferenciado na segunda feira (8 de julho). Para conferir quais ônibus terão mudanças em sua circulação, basta acessar esse link e conferir se a linha que usa está dentre as citadas.

Durante o dia 9 de julho, todas as linhas de ônibus vão circular em horários previstos para domingos e feriados. Para checar o horário do seu ônibus, verifique esse site e faça uma busca usando o número da linha.

A SPTrans, por sua vez, divulgou que irá diminuir o número de ônibus operando durante o feriado. Segundo comunicado no site da prefeitura de São Paulo, “a frota do sistema de transporte público municipal na segunda-feira (8) será correspondente  a 11.067 ônibus em circulação. No feriado (9) o atendimento será feito com 6.527 veículos”.

A linha 807A/10 mudará de plataforma no terminal Campo Limpo durante o dia 9 de julho, assim como as linhas 351F/10 e 3763/10 terão mudanças no itinerário, em ambos os casos, devido obras no terminal. O restante das linhas deve seguir com horário de domingos e feriados nesta terça.

Rodízio de veículos

O rodízio de veículos está suspenso nesta segunda-feira (8 de julho). No entanto, ainda valem as restrições para o rodízio de caminhões, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados. Por fim, as faixas de ônibus continuam com circulação exclusiva deste modal.

Por outro lado, no feriado o rodízio de veículos e as outras restrições não estarão em vigor na cidade de São Paulo.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login