Ônibus elétricos em Curitiba devem começar a rodar até junho de 2024

Plano de Ação Climática estima que 33% da frota de ônibus de Curitiba opere com emissão zero até 2030. Foto: Getty Images

15/05/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 47 segundos

A frota com os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar em Curitiba entre maio e junho de 2024. O anúncio foi feito na quinta-feira (11/5) pelo prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, durante o evento Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade.

Dessa forma, segundo Greca, os primeiros 70 ônibus elétricos de Curitiba já foram comprados, a partir de um investimentos de R$ 200 milhões. A iniciativa faz parte do programa de eletromobilidade da capital. 

No último mês, fabricantes já preparavam ônibus elétricos para transporte público, de acordo com determinação da Prefeitura de São Paulo, visando atender à Grande São Paulo e outras cidades.

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Foco no transporte coletivo

“Queremos que o nosso BRT, consagrado e copiado por mais de 200 cidades em todo mundo, seja o metrô de superfície elétrico, moderno e não poluente. O futuro do transporte coletivo e das cidades passa pela descarbonização”, afirmou o prefeito.

Assim, do total de veículos a serem adquiridos, 28 serão articulados e 42 modelos padron. Além disso, a primeira linha a receber os modelos será a Interbairros II.

Dessa forma, o projeto contempla ainda a utilização de veículos zero emissões no novo Inter 2 e no BRT Leste/Oeste.

Plano de Ação Climática

Conforme o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, a forma de aquisição dos veículos ainda está sendo estudada.

“Podemos ter um modelo privado, público, híbrido, com a participação pública e privada, ou ainda com o abastecimento separado. Estamos avaliando todas as possibilidades para escolhermos a melhor opção para Curitiba”, disse.

De acordo com o Plano de Ação Climática (PlanClima), a médio prazo, espera-se que até 33% da frota de ônibus de Curitiba opere com emissão zero até 2030. Para o futuro mais distante, até 2050, o planejamento define que toda a frota seja elétrica. As metas foram definidas com base nas ações globais de sustentabilidade.

Além da emissão zero de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades. O modelo de veículo é uma das principais ações da agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. 

A princípio, os fabricantes devem ser definidos com base nos testes em curso na cidade, que envolvem as empresas Volvo, Mercedes, Eletra, Marcopolo, BYD e Higer

Testes iniciais

Desde abril estão acontecendo os primeiros testes técnicos com um ônibus elétrico da chinesa BYD no transporte coletivo. “Temos oito veículos homologados para testes até outubro desse ano, que serão avaliados de acordo com autonomia, segurança e conforto do passageiro”, afirma Ogeny Neto.

O modelo articulado está circulando, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste. Posteriormente, os ônibus elétricos a serem testados serão o da fabricante brasileira Eletra.

“O teste técnico é muito importante para medir qual é a performance dos diversos modelos elétricos, mapear resultados e ainda verificar possíveis desafios”, afirmou Maia Neto.

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