Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a principal premiação do segmento celebra mais uma edição, reconhecendo empresas e iniciativas que estão mudando a maneira como as pessoas se deslocam.
Assim, das quatro trilhas no total do Prêmio Mobilidade Estadão 2023 – Jornal do Carro, Estradão, MotoMotor e Mobilidade – iremos destacar, aqui, os vencedores desta última.
Leia também: Fiat Fastback é o Carro do Jornal do Carro no Prêmio Mobilidade Estadão 2023
A trilha Mobilidade é composta por cinco categrias, que foram escolhidas por voto popular, uma novidade da premiação neste ano. São elas Melhor App de Mobilidade, Melhor Marca de Bicicleta, Melhor Tag de Pagamentos, Melhor Locadora e Melhor Serviço de Carros por Assinatura.
Além destas quatro categorias, há, também, uma adicional, que foi escolhida por um time de especialistas: Cidade Destaque em Mobilidade, outra inovação esta edição.
Na categoria Melhor App de Mobilidade, o grande vencedor foi o Uber, empresa que chegou ao Brasil em 2014 e foi a precursora nesse tipo de serviço. De lá para cá diversas novas opções foram lançadas, tanto em mobilidade quanto em delivery, com aumento, também, na base de usuários e no número de motoristas parceiros(as).
Como Melhor Marca de Bicicleta, quem faturou o Prêmio Mobilidade Estadão 2023 foi a Caloi, empresa brasileira com mais de 120 anos de atuação e cuja trajetória se confunde com a própria história da bicicleta no Brasil.
O Sem Parar, a primeira empresa de pagamento automático em pedágios, estacionamentos e abastecimento do Brasil, faturou o troféu de Melhor Tag de Pagamentos. Fundada há 20 anos, a empresa possui mais de 6 milhões de clientes em sua base.
A Localiza, por sua vez, foi premiada em duas categorias: como Melhor Locadora e Melhor Serviço de Carros por Assinatura, com o Localiza Meoo. Fundada em 1973 como uma pequena agência de aluguel de carros na cidade mineira de Belo Horizonte, a empresa foi avaliada, em junho de 2021, em R$ 48,5 bilhões.
E, para finalizar, quem ficou com o troféu escolhido por um juri especializado, na categoria Cidade Destaque em Mobilidade, foi São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. A cidade, localizada a pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, é reconhecida por suas práticas inovadoras em mobilidade.
Alguns exemplos são o incentivo à mobilidade elétrica, com a compra de 12 ônibus 100% elétricos, chamados de Veículos Leve sobre Pneus (VLPs), que estão rodando desde o início deste ano; a aposta na mudança de modal, do transporte particular para o público e na descarbonização do sistema, além da construção da Linha Verde, um corredor sustentável para interligação das regiões sul e leste, as mais populosas da cidade.
Leia também: São José dos Campos inova em mobilidade urbana
A premiação dos vencedores acontece no dia 12/12, segunda-feira.