Polícia alemã testa o uso de motos elétricas na segurança pública

Moto elétricas da Zero, que serão usadas pela polícia da Baviera, tem autonomia para até 288 quilômetros em uso urbano. Foto: Bayerische Polizei

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 5 segundos

A polícia da região da Baviera, no sul da Alemanha, lançou um projeto que visa integrar motos elétricas em suas patrulhas. A polícia bávara irá testar duas motos Zero Enduro DSR em suas atividades de patrulhamento nas cidades de Nürnberg e Kempten. O experimento terá duração de um ano e tem como objetivo testar em campo a viabilidade e a eficiência de motos elétricas na segurança pública.

O projeto terá o acompanhamento da Universidade de Ciências Aplicadas de Würzburg-Schweinfurt “a fim de obter dados científicos para uma avaliação bem fundamentada”, de acordo com o Ministério do Interior da Baviera.

Durante a apresentação do projeto, o ministro do interior da Baviera, Joachim Herrmann, afirmou que a mobilidade elétrica deve ser gradualmente expandida. Os testes visam avaliar o desempenho das motos elétricas da Zero nas patrulhas e, assim, podem contribuir para atingir as metas climáticas do governo estadual.

As motos elétricas Zero DSRs tem motor de alto desempenho com 75 kW (100 cv) de potência e 23,3 m.kgf de torque. Números suficientes para atingir a velocidade máxima de 180 km/h, enquanto a bateria de, pelo menos, 17,3 kWh pode proporcionar uma autonomia que varia de 172 km na estrada a cerca de 288 km no uso urbano. A bateria permite carregamento rápido que leva entre 1h e 1h40 min, de acordo com a empresa.

Motos elétricas no serviço público

O projeto da polícia bávara não é o primeiro a se concentrar no uso de motos elétricas da Zero no serviço público. Na Espanha, tanto a Polícia Nacional quanto a Guarda Civil usam motocicletas elétricas Zero adaptadas às necessidades operacionais.

Já na Itália, na Sardenha, a Polícia de Elmas e no continente a Polícia de Pistoia usam motos da Zeros para algumas patrulhas. Enquanto na Inglaterra, o Serviço de resgate do Sul de Londres e a Polícia de South Yorkshire também têm Zeros à sua disposição.

Leia também: COP30: 99 terá aluguel de motos elétricas para motociclistas parceiros em Belém

Outros países europeus, como a Suíça, também tem testado o uso de motos elétricas na segurança pública. Assim como na Alemanha, o uso de motos elétricas pela polícia tem como objetivo ajudar os países a atingir a meta de redução de gases.