Lançadas em junho passado, as novas Triumph de 400 cc, desenvolvidas em parceria com a indiana Bajaj, serão as mais acessíveis motos da marca inglesa. Embora sejam modelos globais, Speed 400 e Scrambler 400 X, chegaram às lojas apenas na Índia, por enquanto. No restante do mundo, incluindo o Brasil, os modelos deverão começar a ser vendidas somente no início de 2024. O preço das novas Triumph 400 cc, contudo, já foi divulgado na Europa e nos Estados Unidos.
O valor final da Speed 400 e da Scrambler 400 X em alguns mercados ficou abaixo do esperado e surpreendeu a todos. A fabricante inglesa, contudo, ainda não anunciou os preços dos modelos para o mercado brasileiro, mas fazemos aqui uma projeção; confira.
Nos EUA, a Triumph diz que tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400 X devem estar disponíveis a partir de janeiro de 2024. Os preços variam entre os modelos, mas todas as cores de cada modelo terão o mesmo valor em seus respectivos mercados. Trata-se de uma boa notícia, pois, às vezes, certas pinturas e acabamentos têm um custo maior – mas não nas novas Triumph 400.
No mercado norte-americano, a Triumph Speed 400 custará a partir de US$ 4.995 (cerca de R$ 25.300 no câmbio de hoje, 17/10). A Speed 400 estará disponível em seis opções de cores nos EUA. São elas: Carnival Red e Storm Grey, Caspian Blue e Storm Grey ou Phantom Black e Storm Grey.
Já a Triumph Scrambler 400 X, modelo com visual e proposta mais aventureira, terá preço a partir de US$ 5.595 (o equivalente a R$ 28.300 na conversão direta). A Scrambler 400 X estará disponível em Matte Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black ou Phantom Black e Silver Ice.
Vale destacar que os valores convertidos em Reais não levam em conta o custo de produção, frete e taxas de importação. Dessa forma, o preço das motos Triumph de 400 cc no Brasil não deve ser exatamente igual aos preços nos EUA, pois os modelos serão montados em Manaus (AM). Entretanto, já é possível comparar o preço das Triumph com suas principais concorrentes e, dessa maneira, fazer uma projeção do preço sugerido dos modelos no mercado brasileiro.
Se considerarmos que a Speed 400, por exemplo, tenha como concorrentes modelos como a Honda CB 500F (US$ 6.799) e a KTM 390 Duke (US$ 5.899), a moto da Triumph é mais em conta. Contudo, vale ressaltar que a Speed 400 tem motor de apenas um cilindro e um visual retrô, enquanto a CB 500F tem motor bicilíndrico e design mais moderno. Já a KTM aposta em especificações mais top de linha, apesar de também ser monocilíndrica.
Contudo, se compararmos a Speed 400 com modelos de visual retrô, como a Royal Enfield Hunter 350 (que parte de US$ 3.999), a Triumph de 400 cc é mais cara. Mas, vale ressaltar, que o monocilíndrico da Triumph tem arrefecimento líquido e produz 40 cv de potência máxima, enquanto a Hunter usa um monocilíndrico a ar de apenas 20,2 cv.
No Brasil, a Honda CB 500F tem preço sugerido de R$ 40.660, enquanto a Hunter custa a partir de R$ 19.990. Com isso, podemos imaginar que a nova Triumph Speed 400 custe mais de R$ 30 mil e menor de R$ 40 mil no Brasil. E aí, o que acha: um preço competitivo?
Já a Scrambler 400 X, cotada a US$ 5.595, deverá disputar a preferência dos motociclistas que gostam de modelos mais aventureiros. Com isso, nos Estados Unidos e também no Brasil, a Scrambler de 400 cc deverá concorrer com modelos como a Kawasaki Versys-X 300 ABS ($6,199) e a BMW G 310 GS ($5,890).
No mercado brasileiro, a Kawasaki vende a Versys 300 apenas em sua versão Touring, já equipada com malas laterais e outros acessórios, por R$ 37.990. Já a BMW G 310 GS tem preço sugerido de R$ 38.500. Se levarmos em conta os valores dessas concorrentes, a expectativa é que a nova Triumph Scrambler 400 X chegue ao País custando menos de R$ 40 mil. Um valor, diga-se, competitivo e também surpreendente.
Infelizmente, porém, teremos que aguardar o lançamento oficial para saber o preço das novas Triumph 400 cc no Brasil, o que deve demorar um pouco. Afinal, Speed e Scrambler 400 serão produzidas no Brasil, o que exige treinamento da equipe e adaptação da linha de montagem. Além, é claro, do lento e burocrático processo de homologação dos modelos juntos às autoridades brasileiras. A previsão, porém, é que os modelos de 400 cc da Triumph sejam lançados no primeiro semestre do próximo ano.