Prefeitura de SP libera motos grandes na pista expressa das Marginais até junho de 2024

As motos menores, ou seja, com menos de 500cc, continuam proibidas de circular nas pistas expressas. Foto: Alex Silva/Estadão

27/12/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 38 segundos

Uma nova portaria da Secretaria de Mobilidade e Trânsito de São Paulo (SP) prorrogou a autorização para que motos acima de 500 cc circulem na pista expressa das Marginais. As motos com mais de 500 cc podem circular nas vias expressas da Marginal Tietê e Pinheiros das 4h do sábado às 22h do domingo e nos feriados das 4h às 22h.

Desde 2019, os veículos de duas rodas de qualquer capacidade cúbica não podiam circular nas vias expressas. À época, o argumento da Prefeitura para proibir motos nas expressas das Marginais era reduzir os acidentes com motos nessas vias.

Entretanto, desde dezembro de 2021, a SMT autorizou o trânsito de motocicletas acima de 500 cc nas vias expressas em determinados dias e horários. A liberação, segundo o Secretaria, foi feita a pedido dos motociclistas. O objetivo era facilitar o acesso às principais rodovias da cidade quando há redução do fluxo de veículos nas vias.

Proibição para motos pequenas nas Marginais continua valendo

A portaria nº 59, publicada em 8 de dezembro de 2023, prorrogou essa autorização até 30 de junho de 2024. Dessa forma, as motos maiores podem rodar nas vias expressas das Marginais nos horários determinados, sem cometer infração de trânsito.

A liberação já havia sido prorrogada em duas ocasiões, em agosto e dezembro de 2024. O objetivo, segundo a SMT, se mantém: facilitar o acesso às rodovias.

Nos outros dias e horários, porém, a proibição continua valendo. Quem não obedece à proibição comete infração de trânsito média, punido com multa de R$ 130,16, além de perder quatro pontos na carteira de motorista.

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) reforça que somente as motocicletas maiores estão liberadas para o trânsito nas vias expressas. Ou seja, mesmo aos finais de semana e feriados, as motos de menor capacidade não podem circular nos trechos determinados.