Buscando sugestões para:


Patrocinio Dunlop Patrocinio Dunlop
Meios de transporte

Prefeitura de SP prorroga autorização para motos circularem nas Marginais

Nova portaria prorrogou até 13 de dezembro a autorização para que motos acima de 500 cc transitem nas vias expressas das Marginais aos finais de semana e feriados; CET estuda liberação definitiva

2 minutos, 3 segundos de leitura

02/08/2022

Por: Arthur Caldeira

foto do transito em sao paulo
Tráfego de motos maiores nas expressas está liberado das 6h do sábado às 20h do domingo e no mesmo horário nos feriados. Foto: Alex Silva/Estadão

A Prefeitura de SP prorrogou a autorização para motos acima de 500 cc circularem nas vias expressas das Marginais Pinheiros e Tietê, aos finais de semana e feriados. Uma nova portaria liberou o trânsito desse tipo de moto nas vias das 6h de sábado às 20h de domingo e, nos feriados, também das 6h às 20h, até 13 de dezembro.

Uma portaria, de dezembro do ano passado, autorizou o trânsito de motocicletas maiores nas vias expressas em caráter experimental. A liberação, segundo o Secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, foi feita aa pedido dos motociclistas. O objetivo é facilitar o acesso às principais rodovias da cidade quando há redução do fluxo de veículos nas vias.

Contudo, motos, scooters e motonetas equipadas com motores de menor capacidade cúbica ainda continuam proibidas nas vias expressas em qualquer dia e horário. Desde 2019, os veículos de duas rodas de qualquer capacidade cúbica, estavam não podiam circular nas vias de maior velocidade. À época, o argumento da Prefeitura para proibir motos nas expressas das Marginais era reduzir os acidentes com motos nessas vias.

Motos podem ser liberadas de forma definitiva

Entretanto, desde que as motos acima de 500 cc foram liberadas para transitar nas vias expressas das Marginais em dias e horários determinados não foram registradas nenhuma ocorrência, segundo a Prefeitura de SP. Com isso, as autoridades estudam liberar esse tipo de moto de forma definitiva.

OFERTAS 0KM

Em nota ao Motomotor, a Prefeitura Municipal informou, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que “ainda está em fase de estudos a autorização definitiva para a circulação de motos acima de 500 cc nas vias Expressas. Para tanto, o prazo em caráter experimental foi prorrogado até o dia 13 de dezembro de 2022. As análises estão sendo realizadas pela equipe técnica.” 

A CET reforça que somente as motocicletas maiores estão liberadas para o trânsito nas vias expressas para facilitar o acesso às principais rodovias da cidade. Ou seja, mesmo aos finais de semana e feriados, as motocicletas de menor capacidade cúbica não podem circular nas vias expressas. Da mesma forma, as motos acima de 500cc não podem rodar nas vias durante os dias úteis.

Quem não obedece à proibição comete infração de trânsito média e pode ser multado em R$ 130,16, além de perder quatro pontos na carteira de motorista.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login