Proteja sua bicicleta

Segurar bicicleta é semelhante a fazer o mesmo com um veículo ou celular. Foto: Divulgação Semexe
José Taveira, da Semexe
09/02/2022 - Tempo de leitura: 1 minuto, 57 segundos

Que a bicicleta passou por um boom nas grandes cidades brasileiras após o início da pandemia de covid-19 está claro. Evitar o transporte coletivo devido a aglomerações, alto preço dos combustíveis e manutenção de um carro particular… Tem sido comum encontrar modelos cada vez mais caros e exclusivos de bicicletas nas ruas. Seja para o transporte diário, seja para a prática esportiva.

Algumas dessas bikes exigem grande investimento e são sinônimo de alto desempenho, conforto e prazer ao pedalar. Ou seja, se o ciclista fez um alto investimento em um bom equipamento, nada mais justo do que proteger o seu patrimônio.

Os seguros para bicicletas surgiram recentemente, no Brasil, sendo uma resposta à violência urbana que está presente em diversas cidades. Ele pode restituir na íntegra ou em partes o valor pago na bicicleta em caso de acidente, roubo ou furto. Segurar uma bicicleta é muito similar a contratar um seguro para carros ou celulares, por exemplo. A empresa assegura a bike por um tempo determinado em contrato. O pagamento poderá ser anual ou mensal.

Vale a pena?

Um seguro para bicicleta pode ser um valioso serviço para os ciclistas que possuem um equipamento de alto valor (normalmente, acima de R$ 1.500) e que o utilizam a bicicleta diariamente para a prática esportiva (speed ou MTB) ou para o ciclista que utiliza a bike como o seu meio de transporte diário, tanto para ir ao escritório quanto para a faculdade. A bike também pode ser elétrica.

Na hora de escolher a sua seguradora, atente ao detalhe de ela proteger não apenas uma bicicleta nova. Algumas empresas oferecem a opção da contratação de um seguro para usadas, sem precisar de nota fiscal.

Um bom seguro completo para bicicleta irá proteger o ciclista contra:

•       Roubo (assalto ou ameaça grave)

•       Furto qualificado, acidente ou quebra

•       Danos materiais no equipamento durante a pedalada ou no seu transporte

•       Gastos com conserto ou substituição em caso de acidente durante o passeio ou no transporte da bicicleta e também se acontecer algum acidente contra terceiros

Confira o valor do seguro de alguns modelos*

1