A Royal Enfield lançou oficialmente a Shotgun 650 no Brasil. Apresentada no Festival Interlagos Motos em junho do ano passado, a Shotgun é o primeiro dos cinco lançamentos já confirmados pela marca indiana para o mercado brasileiro em 2025.
Equipada com o mesmo motor e quadro da Super Meteor 650, a Shotgun chega às lojas em quatro opções de cores. O preço parte de R$ 33.990 e varia conforme a cor escolhida.
Além da Shotgun 650, a Royal Enfield deve lançar outros quatro modelos no mercado brasileiro: Himalayan 450, Guerrilla 450, Bear 650 e Classic 650. “Será um ano muito interessante para a Royal Enfield no Brasil. Abrimos uma segunda linha de montagem com o grupo Multi, temos diversos lançamentos e nossa expectativa é quebrar um novo recorde de vendas no País”, afirmou o diretor executivo da Royal Enfield na América Latina, Gabriel Patini.
No ano passado, a Royal Enfield vendeu 17.253 motos no Brasil, reforçando a posição do País como o maior mercado da marca fora da Índia. De acordo com Patini, as vendas poderiam ter sido ainda melhores, mas problemas logísticos afetaram a produção. Tanto que a Royal fez uma parceria com o grupo Multi para criar uma segunda linha de montagem Manaus (AM). Além da Dafra, que já monta as motos da marca indiana desde 2022, a Royal fez uma parceria com o grupo Multi para produzir seus modelos no esquema CKD.
A Shotgun 650 é a quarta moto que a Royal Enfield cria a partir da plataforma bicilíndrica de 650 cc. O novo modelo compartilha o quadro e o motor com a Super Meteor 650, porém tem estilo mais minimalista. Inspirada pela cena de customização de motos, a Shotgun também tem a proposta de ser uma “tela em branco” para ser customizada.
Assim como na Super Meteor, o motor de dois cilindros paralelos, 648 cm³ e arrefecimento a ar produz os mesmos 47 cv de potência e 5,3 m.kgf de torque. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final usa corrente.
Embora seja construída sob a mesma base da Super Meteor, a nova Shotgun 650 tem mudanças no design e na ciclística que lhe conferem personalidade própria. No lugar do estilo clássico e cromado das cruiser, a nova Royal Enfield tem linhas mais limpas e o motor pintado de preto. Os paralamas são mais curtos, ou “cortados” como fazem os customizadores. O sistema de iluminação tem farol e lanterna de LEDs.
A Shotgun 650 também traz rodas de liga-leve, porém com diâmetros diferentes da sua irmã cruiser. Na dianteira, tem 18 polegadas e, na traseira, 17”. As pedaleiras mais recuadas e o guidão mais baixo alteram ainda a posição de pilotagem. Dessa forma, o piloto assume uma postura mais ereta e agressiva em comparação à Super Meteor.
Já os freios usam os mesmos discos de 320 mm, na frente, e 300 mm, atrás, com sistema ABS de dois canais. O painel tem o mesmo layout e informações, porém troca o cromado pela cor preta no aro externo. O sistema de navegação Tripper vem de série na nova Shotgun 650.
A Royal Enfield Shotgun 650 terá quatro opções de cores: Stencil White (branca), Plasma Blue (azul), Green Drill (verde) e Sheetmetal Grey (cinza). Os preços partem de R$ 33.990 e vão até R$ 34.990. O valor é exatamente o mesmo cobrado pela Super Meteor 650.
A versão de entrada, na cor cinza, custa R$ 33.990, enquanto as versões azul e verde saem por R$ 34.490. Já a versão mais cara custa R$ 34.990. Os valores, contudo, não incluem o frete.
A Royal Enfield irá vender a Shotgun 650 por meio de um site, onde os interessados poderão fazer a reserva do modelo. Para evitar os problemas e atrasos nas entregas, ocorridos com a Super Meteor 650, a marca irá vender a moto em lotes.
Os interessados poderão escolher a cor da moto e a concessionária de sua preferência para a retirada. Caso exista uma unidade disponível, terá de dar um sinal de R$ 2 mil. “Iremos disponibilizar lotes mensais e só aceitaremos reservas de motos já produzidas”, explicou Gabriel Patini.
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