Scania acumula dados de 2,9 bilhões de quilômetros todos os meses


01/04/2019 - Tempo de leitura: 2 minutos, 40 segundos

A conectividade veio para ficar e a cada ano mais transportadores enxergam os benefícios que a tecnologia é capaz de promover no negócio de transporte, especialmente no que diz respeito às reduções nos custos operacionais e na disponibilidade do veículo para o trabalho.

A Scania, por exemplo, com a oferta dos chamados Serviços Conectados, o que inclui os planos manutenção da empresa, os contratos cresceram 68% em 2018 em relação a 2017, com 70 mil caminhões a mais assistidos pela empresa. Uma frota que se junta atualmente a 360 mil veículos em todo mundo, acumulando informações das atividades operacionais provenientes de 2,9 bilhões de quilômetros por mês.

É o acervo de dados coletados que permite à empresa oferecer serviços sob medida à operação de transporte, como os chamados Planos Flexíveis, nos quais a manutenção é baseada no uso do veículo. Os dados operacionais do caminhão são monitorados em tempo real para planejar a manutenção no melhor momento possível, não mais programada pelo manual da fabricante, mas de acordo com o que o veículo determinar.

“A conectividade é inestimável em pesquisa e desenvolvimento. O volume de dados operacionais dos veículos rodoviários da Scania dobra a cada vinte meses. Os engenheiros se beneficiam de todas essas informações para projetar novos recursos ou melhorar funções existentes”, conta em nota Claes Erixon, vice-presidente executivo e chefe de pesquisa e desenvolvimento da companhia. “Eles podem se aprofundar em todos os dados anteriores para determinar, por exemplo, o desgaste dos componentes como ponto de partida para um projeto ideal.”

No Brasil, a Scania já soma perto de 15 mil caminhões conectados e planeja chegar a pelo menos 50 mil com a inclusão de modelos anteriores a 2012, ano no qual os veículos passaram a sair de fábrica com o módulo de conexão. Depois, somente no ano passado, 40% dos caminhões novos vendidos pela empresa, pouco mais de 3,4 mil unidades dos 8,6 mil emplacados, ganharam as estradas com algum contrato de manutenção. Segundo a empresa, já são 11 mil veículos presentes no seu portfólio de planos de manutenção, 30% deles são flexíveis.

Segundo Scania, o plano flexível é uma solução individualizada, podendo responder por reduções de até 16% no custo de manutenção e em 75% o tempo de permanência do veículo na concessionária. Mais, o serviço é cobrado considerando o consumo de combustível, se rodar menos, paga-se menos.

“O simples acesso aos dados não passa de uma commoditie, todo mundo pode ter”, acredita Fábio Souza, diretor de serviços da fabricante. “O importante é transformar os dados em informação para ajudar o cliente para obter eficiência e rentabilidade.”

Serviços conectados ainda contribuem para melhorar o desempenho do motorista, afinal, o monitoramento permanente acusa eventuais vícios de condução, como frenagens ou acelerações excessivas. Além do Drive Support, uma espécie de professor no painel dos caminhões Scania que ajuda o condutor com melhores práticas, também a conectividade permite ao gestor intervenções imediatas, o que contribui com aumento da eficiência em tempo real.