Scooter elétrica italiana promete autonomia de até 200 km

Com quadro em alumínio, scooter pesa apenas 79 kg e tem rodas grandes, de 16 polegadas. Foto: Renato Durães/2W Motors

09/04/2024 - Tempo de leitura: 4 minutos, 43 segundos

Tradicional fabricante italiana de motocicletas, a Fantic aposta cada vez mais na mobilidade elétrica. Depois de criar bicicletas, a marca tem investido também em scooters movidos a bateria. Lançada na Itália em 2023, a Issimo City chega agora ao Brasil. Podendo vir com duas baterias, a scooter elétrica italiana promete uma autonomia estimada de quase 200 km.

A Fantic Issimo City tem a proposta de ser uma opção de mobilidade sustentável para deslocamentos urbanos. Além de sua boa autonomia, a Issimo City se destaca pelo seu baixo peso (79 kg sem as baterias) e bom conjunto ciclístico. Diferentemente de outras scooters elétricas urbanas, a Issimo City tem rodas de 16 polegadas, mais adequadas para encarar pisos irregulares.

Importada da Itália, a scooter elétrica é vendida no Brasil em duas cores e versões. Disponível nas opções branca e vermelha, a Issimo City com uma bateria custa R$ 39.900, e, com duas baterias, o preço sobe para R$ 49.900.

Motor central e transmissão por corrente

Com um design inusitado, a Issimo City também traz soluções técnicas não muito comuns em scooters elétricas. Em vez de montado diretamente na roda traseira, seu motor de 3 kW, o equivalente a 4 cv, é central. Com isso, a Issimo City tem uma transmissão final por corrente, como nas motos convencionais. Entretanto, como outras motos elétricas, a scooter da Fantic não tem marchas. Basta acelerar e frear.

Com design inusitado, Issimo City tem bom conjunto ciclístico

A vantagem é reduzir o peso na roda traseira, o que melhora a maneabilidade da scooter elétrica. Dessa forma não há muito peso na roda traseira e não sobrecarrega a suspensão. Por outro lado, tem a desvantagem de precisar de lubrificação.

Dotada de dois modos de pilotagem – Eco e Sport – a scooter elétrica da Fantic tem bom desempenho para o uso urbano. O modo econômico limita a velocidade a 45 km/h e projeta uma autonomia de 200 km no painel digital da Issimo City. Enquanto no modo Sport, a velocidade chega a 70 km/h no velocímetro, porém a duração da bateria cai pela metade.

De acordo com a Fantic, cada bateria pode rodar quase 100 km sem recarregar. Por isso, na versão com duas baterias a duração chega até 200 km, mas apenas no modo Eco.

A bateria, ou as baterias, pode ser recarregada em uma tomada comum diretamente da scooter. Também há um carregador, engenhosamente guardado sob o banco, que permite retirar a bateria para recarregar na sua casa ou escritório.

Rodas maiores e bons freios

Bastante leve, 103 kg na versão avaliada com duas baterias, a Issimo City tem um bom comportamento dinâmico. Com rodas de 16 polegadas, maior do que na maioria das scooters elétricas, o modelo da Fantic demonstra agilidade no trânsito e transmite segurança ao condutor.

Farol de Led
Porta-luvas e tomada USB
Motor central de 4 cv
Freio a disco nas duas rodas
Painel digital
Baterias e carregador sob o banco
Rodas aro 16

O conjunto de suspensões, fixado ao quadro de alumínio em treliça, usa garfo telescópico, na dianteira, e sistema bichoque, na traseira. Apesar do pouco curso (85 mm em ambas) absorvem bem as imperfeições do malcuidado asfalto paulistano em conjunto com as rodas maiores.

Destaque também para os freios. A disco em ambas as rodas, conta com sistema combinado integral, ou seja, ao acionar qualquer um dos manetes, os dois freios entram em funcionamento. Confesso que achei o sistema até “superdimensionado” para o desempenho e peso da Issimo City. Nas primeiras frenagens, até assustei, pois o conjunto “estanca” a scooter com segurança.

Scooter elétrica interessante, porém cara

Projetada por uma fabricante que já tem tradição com motocicletas, a Fantic Issimo City comporta-se quase como uma motoneta, porém elétrica. Afinal, Issimo dava noma a um ciclomotor, como a Caloi Mobilette, que fez muito sucesso na Itália nos anos de 1970.

Com bom comportamento dinâmico, a Issimo City pode ser uma opção de mobilidade interessante. Afinal, a scooter elétrica tem boa autonomia e baterias duráveis. Embora não tenha a praticidade das scooters a gasolina, pois o espaço sob o assento acaba sendo ocupado pelas baterias, a Issimo City tem equipamentos interessantes, como chave de presença e entrada USB. Vem ainda com um pequeno bagageiro para amarrar bagagem ou instalar um baú.

Entretanto, por ser importada da Itália, a Fantic Issimo City chega com preço muito elevado ao Brasil, o que faz dela uma scooter de nicho. Assim como os primeiros carros elétricos, em função do pequeno volume, o preço ainda é alto.

Contudo, o modelo já mostra que as motos elétricas estão melhorando. Uma scooter elétrica com tanta autonomia é uma novidade. Aliás, vale ressaltar que a Issimo City é emplacada e exige CNH categoria “A” para poder circular em vias públicas.

Comercializada pelo grupo 2W Motors, a scooter elétrica Fantic Issimo City tem garantia de um ano, mas as baterias têm garantia de dois anos. A empresa, sediada em São Paulo, também representa outras marcas do setor de duas rodas, como a Husqvarna, os triciclos Piaggio Ape e os pneus para motos Ceat.

Ficha técnica – Fantic Issimo City

Motor: elétrico, central

Transmissão final: por corrente

Potência: 3 kW (4 cv)

Bateria: 2,2 kW/h

Peso seco: 79 kg

Preço: R$ 39.900 (1 bateria) / R$ 49.900 (2 baterias)