A Yamaha surpreendeu ao anunciar o lançamento da Neo´s no mercado brasileiro, durante o anúncio de suas novidades 2025. A scooter elétrica será produzida pela Yamaha em sua fábrica em Manaus (AM) e começa a ser comercializada no início do próximo ano.
A Yamaha é a primeira grande fabricante de motocicletas a produzir um modelo elétrico no País. Marcas menores, como a Watts, já montam motos elétricas na capital amazonense.
Lançada na Europa em 2022, a Neo´s tem um design minimalista, com dois faróis de LED em formato quadrangular. O modelo faz parte da estratégia da Yamaha em reduzir seu impacto ambiental. Juntamente com a Neo´s, a marca japonesa também lançou e-bikes no mercado europeu.
Com uma proposta urbana, a Neo´s tem um motor elétrico instalado diretamente no eixo traseiro. A scooter elétrica da Yamaha tem 2,5 kW de potência máxima, ou cerca de 3,4 cv. Seu desempenho se equivale ao de um ciclomotor, ou “cinquentinha”. Portanto, o condutor precisará ter CNH, na categoria A, ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). A velocidade máxima da scooter elétrica é de 45 km/h.
A Neo’s vem com duas baterias de chumbo ácido com 50,4 V e 23,2 Ah de capacidade máxima. Removíveis, as baterias, em conjunto, oferecem autonomia para cerca de 70 quilômetros.
As baterias ficam acomodadas sob o assento. O condutor pode escolher se leva uma ou duas baterias. No caso de optar por apenas uma, o espaço comporta um capacete fechado. Se levar as duas, a capacidade de carga fica comprometida.
De acordo com a Yamaha, é possível recarregar as baterias na própria scooter ou retirá-las e carregar em uma tomada comum. O tempo para recarregar de 0 a 100% é de nova hora; já para recarregar de 20% a 80% leva cinco horas.
Outro destaque fica para o painel, totalmente digital e conectado. Além de velocímetro, relógio e hodômetros, a tela de LCD informa a carga da bateria e o modo de pilotagem ECO.
A Yamaha, contudo, ainda não revelou o preço da Neo´s. Na Alemanha, a scooter elétrica da Yamaha custa 3.099 Euros, o equivalente a R$ 18.980. Além de vendida nas concessionárias, a scooter elétrica da Yamaha também faz parte de um plano de assinatura, que inclui acesso a estações de trocas de baterias, na capital Berlim.